
O terceiro veranico do ano irá atingir o Brasil a partir de quarta-feira (20) e deve se estender até a próxima segunda-feira (25). As temperaturas prometem alcançar de 38ºC a 40°C em quase todo o Centro-Oeste, principalmente no Mato Grosso e parte de Goiás. No interior de São Paulo e no Paraná, os picos de calor devem registrar de 33°C a 35 °C. Já no Rio de Janeiro, os termômetros devem ultrapassar os 30ºC.
Esse fenômeno acontece após um bloqueio atmosférico dos ventos frios vindos do Sul e Sudeste do Brasil, que permitiram que a massa de ar seco ganhasse força. Com o bloqueio, ventos quentes do Norte e Nordeste vão espalhar o calor pelo país.
O mapa do Climatempo mostra as áreas atingidas pelo veranico, que devem registrar temperaturas máximas de 5ºC ou mais acima do esperado para o mês de agosto.
“As regiões em laranja, desde o norte de Santa Catarina, sul e leste do Paraná até áreas do centro-sul do Rio de Janeiro, Sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, centro e oeste de Goiás, leste e grande parte do centro-norte de Mato Grosso e a maioria das áreas do estado de Rondônia, entram em um período mais quente, com variação de mínimas e máximas, mas com temperaturas cerca de 3 até 5 °C acima da média para agosto”, destacou o Climatempo.
Nas capitais da região Sul e na maioria das capitais do Sudeste, as temperaturas médias para agosto seguem sendo baixas, com as maiores médias sendo registradas no Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Risco alto de queimadas
Com a falta de chuva por vários dias seguidos e o aumento das temperaturas, a Defesa Civil de São Paulo alerta para o risco de queimadas, que podem se propagar e causar prejuízos ambientais, danos à saúde e colocar vidas em risco.
É fundamental evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos, queimar lixo ou descartar bitucas de cigarro às margens de rodovias.