
O Vaticano divulgou nesta quinta-feira (24) uma imagem de como será o túmulo do papa Francisco, na Basília de Santa Maria Maior. O pontífice morreu nesta segunda-feira (21) após um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O túmulo traz apenas inscrição "FRANCISCUS", conforme determinado pelo papa, e na parede ao fundo haverá a reprodução da cruz peitoral usada pelo Santo Padre.
O canal oficial de notícias do Vaticano publicou uma foto do projeto e revelou alguns detalhes.
Segundo o Vaticano, o local da sepultura do Papa foi preparado em um nicho da nave lateral da Basílica de Santa Maria Maior, entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza, e está localizada próximo ao Altar de São Francisco.
A sepultura é feita em mármore da região da Ligúria, na Itália.
Como será o funeral do papa Francisco
O caixão com o corpo de Francisco está exposto na Basílica de São Pedro e será fechado nesta quinta. O funeral acontece neste sábado (26), a partir das 5h, no horário de Brasília.
Nos últimos dias, milhares de fiéis passaram pela Basílica para prestar as últimas homenagens ao pontífice e rezar.
Francisco está em um caixão com uma estrutura de madeira com zinco, refletindo o desejo do religioso de ter um velório humilde. A cerimônia de fechamento do caixão será presidida pelo cardeal Kevin Farrell, carmelengo da Igreja Católica.
O fechamento irá cumprir os passos do protocolo litúrgico Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, ou 'Rito do Sepultamento dos Romanos Pontífices'. O protocolo, assinado por Francisco em 2024, tem novidades para a cerimônia.
O fechamento do caixão ocorre às 20h no Vaticano, ou 15h no Brasil. Após o velório, o caixão é fechado e selado e o funeral, preparado.
Na cerimônia litúrgica, deve ocorrer rezas em latim, uma bolsa de moedas será colocada ao lado do corpo do pontífice e água benta jogada no caixão.