
A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Sul, localizada na Vila Virgínia, deu início ao atendimento ginecológico de urgência e passou a contar com fluxos separados para atendimentos pediátricos e adultos. As medidas fazem parte de um plano de reestruturação das unidades de pronto de atendimento, que prevê o melhor acolhimento da população.
Com a presença de ginecologistas na UPA, as pacientes recebem atendimento para determinadas demandas urgentes como dores pélvicas, sangramentos anormais, infecções e suspeitas de abortamento, sem a necessidade de aguardar transferências para leitos em hospitais.
Em maio, as UPAs Oeste e Norte, nos bairros Sumarezinho e Adelino Simioni, iniciaram o atendimento ginecológico de urgência. O objetivo é expandir também para a UPA Leste, na avenida Treze de Maio.
Outra novidade na UPA Sul é a instalação de painéis eletrônicos de chamada com fila única, tecnologia que visa organizar o fluxo de pacientes de forma mais eficiente e transparente, permitindo um controle mais claro da ordem de atendimento.
Para reforçar o cuidado específico e proporcionar mais segurança aos pacientes, a unidade separou os fluxos de atendimentos pediátricos e adultos. Agora, crianças e acompanhantes contam com uma recepção exclusiva, onde também foram instaladas televisões para entreter os pequenos enquanto aguardam atendimento, tornando o ambiente mais acolhedor e humanizado.
“As melhorias na UPA Sul fazem parte de um grande esforço da atual gestão para oferecer um atendimento cada vez mais digno e humanizado. Estamos trabalhando para que as unidades de pronto atendimento sejam espaços de cuidado, acolhimento e organização, garantindo mais conforto para quem precisa”, afirmou Mauricio Godinho, secretário municipal de Saúde.
As mudanças fazem parte de um conjunto de ações da Secretaria Municipal de Saúde para melhorar a experiência de quem busca atendimento nas UPAs. Foi ampliado o número de médicos especialistas, e as unidades contam com clínico gerais, pediatras, psiquiatras, traumatologistas, emergencistas e ginecologistas.
Os painéis eletrônicos de chamada de fila única já foram instalados na UPA Oeste e agora, serão levados para a UPA Norte. Também foram instaladas câmeras de monitoramento nas UPAs Oeste e Leste, com o objetivo de reforçar a segurança de pacientes e profissionais, e implantadas as salas de teleconsulta nas UPAs Oeste e Sul.
A expectativa é que todas as UPAs recebam os serviços de melhorias, visando um serviço mais organizado e humanizado à população.