
Pacientes do SUS em Ribeirão Preto que necessitam de transporte para realizar Tratamento Fora do Domicílio (TFD) terão que fazer o pedido exclusivamente pela internet. A medida tem como objetivo agilizar o acesso dos usuários e facilitar a organização do serviço.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o novo sistema permite que os pacientes façam a solicitação diretamente no site, sem necessidade de deslocamento ou pedido por telefone. A mudança busca oferecer mais praticidade para quem depende do transporte para consultas, exames ou procedimentos em outras cidades.
Atualmente, cerca de 50 pacientes utilizam o serviço por mês. Os principais destinos são 18 hospitais de referência, como o Hospital de Amor, em Barretos, e o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) de Bauru.
Já na capital paulista, a maioria dos encaminhamentos está relacionada a procedimentos de alta complexidade, como transplantes e cirurgias de redesignação sexual. Entre as unidades hospitalares, estão o Hospital das Clínicas, Hospital AC Camargo e Hospital do Rim. Nos casos de transplantes, o transporte é feito desde a internação até os retornos médicos.
Para solicitar o benefício, é necessário anexar a documentação exigida, como o laudo ou relatório do médico do SUS sobre o quadro clínico do paciente com justificativa técnica e dados como histórico da doença, diagnóstico provável, tratamentos realizados, tipo de transporte e necessidade ou não de acompanhante.
É preciso que a solicitação seja feita com um prazo mínimo de dez dias antes da data do atendimento agendado. O processo de análise do requerimento leva até sete dias úteis. A solicitação deve ser feita através do link: https://processodigital.ribeiraopreto.sp.gov.br/atendimento/servico-info/203