Clube 1 - 96.7FM | Ribeirão Preto/SP
Conteúdo nacional e internacional Rede BandNews
Tempestade de granizo em Castro, no Paraná, danifica 600 casas e afeta 2 mil pessoas

Um levantamento preliminar da Defesa Civil de Castro aponta que cerca de 600 casas foram danificadas pela tempestade de granizo que atingiu a cidade dos Campos Gerais na manhã desta terça-feira (26). Aproximadamente 2 mil pessoas foram afetadas, mas não há registro de vítimas.

O evento climático atingiu residências, comércios e prédios públicos. As áreas mais afetadas foram os bairros Jardim Termas de Riviera, Jardim Perpétuo Socorro, Jardim Alvorada, Jardim das Araucárias, Centro, Jardim Bela Vista e Vila Rio Branco, além de comunidades rurais como Passo dos Bois e Tronco.

Uma força-tarefa formada pelo Corpo de Bombeiros, Exército e Defesa Civil Municipal foi acionada para atender as famílias.

Centros de apoio

Um ponto emergencial de distribuição de lonas foi montado no estacionamento do Max Atacadista, no bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Já o Educandário Manoel Ribas, no Jardim das Araucárias, está recebendo famílias em busca de telhas, madeira e outros materiais.

Aulas foram suspensas nesta terça (26) e quarta-feira (27) em três escolas municipais. Também foram interrompidos os atendimentos em duas unidades básicas de saúde e no setor de fisioterapia da Vila Rio Branco. O Centro de Atividades Físicas do município está fechado por tempo indeterminado.

Explicação meteorológica

Segundo o Simepar, a tempestade foi provocada pelo deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis. O meteorologista Reinaldo Kneib explicou que a circulação de ventos dentro do sistema favoreceu a formação do granizo.

“Esse granizo foi associado a uma tempestade severa que se intensificou na região dos Campos Gerais. A circulação dos ventos dentro dessa nuvem gera gotas resfriadas, o granizo”, afirmou.

Além de Castro, também houve registro de granizo em Curitiba, Quatro Barras, Colombo e Telêmaco Borba, mas sem grandes danos. A previsão indica que ainda há risco de novas ocorrências até a noite desta terça, especialmente no Norte, Centro e Campos Gerais.

Maiores acumulados de chuva até as 14h45

Araucária: 52,2 mm

Guarapuava: 44 mm

Candói: 38,2 mm

Guaratuba: 38,2 mm

Campo Largo: 38 mm

Fazenda Rio Grande: 36 mm

Pinhão: 31,6 mm

São José dos Pinhais: 30,4 mm

União da Vitória: 29,8 mm

Porto Vitória: 29 mm

Porto Amazonas: 28,2 mm

São Mateus do Sul: 26,6 mm

Antonina: 25,2 mm

Curitiba: 24 mm

Ponta Grossa: 23,6 mm

Cruz Machado: 23,2 mm

Ivaí (INMET): 22,8 mm

Morretes: 22,6 mm

Rio Negro: 22,2 mm

Quatro Barras: 21,6 mm

Pinhais: 21,2 mm

Lapa: 20,6 mm

Campina Grande do Sul: 20,4 mm

Paranaguá: 20 mm

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
BandNews no Meio do Dia com Programação Clube 1
Carregando... - Carregando...