Um ano após o início da cobrança do Imposto de Importação sobre compras internacionais de até US$ 50, conhecido popularmente como "taxa das blusinhas", os hábitos do consumidor brasileiro apresentam uma mudança significativa, com o aumento da desistência em finalizar pedidos do exterior.
Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a proporção de consumidores que desistem de compras internacionais por causa da tributação subiu de 13% para 38% em um ano.
Sobre os produtos importados, incidem o ICMS (imposto estadual) e o Imposto de Importação de 20% (federal), que começou a valer em agosto do ano passado para compras de até US$ 50.
As taxas tornam o produto menos atrativo. Somado ao frete internacional e à espera mais longa para receber o item, muitos consumidores desistem do pedido.
Varejo nacional sente a mudança
O varejo nacional já sente a mudança no comportamento do consumidor. No mesmo período, a busca por produtos com entrega nacional passou de 22% para 32%. A procura por compras em lojas físicas também registrou uma leve alta, subindo de 13% para 14%.
Apesar do aumento da taxação, o setor têxtil, um dos mais afetados pela concorrência dos produtos importados, afirma que a competição no mercado ainda segue desigual.