
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou nesta terça-feira (16) que o ex-delegado-geral da Polícia Civil do estado, Ruy Ferraz Fontes, foi “covardemente assassinado” e afirmou que os responsáveis serão “exemplarmente punidos pela Justiça”.
“O delegado aposentado Ruy Ferraz Fontes deixou um legado marcante na Segurança Pública de São Paulo. Pioneiro nas investigações contra o PCC, dedicou 40 anos à Polícia Civil, chegando ao cargo de delegado-geral da instituição”, escreveu o governador nas redes sociais.
“Ontem, foi covardemente assassinado em Praia Grande, onde atuava como secretário de Administração da prefeitura. Estamos trabalhando para identificar e prender os criminosos responsáveis, para que sejam exemplarmente punidos pela Justiça, com todo o rigor da lei”, acrescentou Tarcísio.
Ruy Ferraz Fontes foi assassinado nesta segunda-feira (15) em Praia Grande, no litoral de São Paulo. O ex-delegado-geral da Polícia Civil paulista foi vítima de uma emboscada da qual participaram pelo menos quatro criminosos, que utilizaram armas de grosso calibre, entre elas fuzis.
Carreira na Polícia Civil e atuação recente
Ruy Ferraz Fontes teve longa trajetória na Polícia Civil. Ele iniciou sua carreira no Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), onde atuou na Delegacia de Roubo a Bancos.
Também passou pelo Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) e, posteriormente, assumiu o cargo máximo da instituição, como delegado geral da Polícia Civil de São Paulo.
Em 2006, ele era responsável por investigações relacionadas ao PCC e já foi ameaçado pela facção.
Após deixar a corporação, passou a ocupar função administrativa na Prefeitura de Praia Grande, no litoral paulista, onde exercia o cargo de secretário de Administração.
Secretaria de Segurança lamenta morte
Por meio de uma nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo lamentou a morte de Ruy Ferraz Fontes e enfatizou que equipes já trabalham para identificar os criminosos envolvidos.
Leia abaixo a íntegra da nota da instituição:
"A Secretaria da Segurança Pública lamenta, com profundo pesar, a morte do delegado Ruy Ferraz Fontes, ocorrida nesta segunda-feira (15), em Praia Grande, vítima de um atentado no bairro Vila Mirim.
Policiais militares atenderam rapidamente à ocorrência e localizaram o veículo utilizado pelos criminosos. A cena foi preservada para a realização da perícia, e o caso está sendo registrado na Polícia Civil. Equipes estão em campo, realizando diligências e utilizando ferramentas de inteligência para identificar, prender e responsabilizar os envolvidos.
O delegado Ruy dedicou mais de 40 anos à Polícia Civil de São Paulo. Estava atualmente licenciado da instituição, exercendo a função de secretário de Administração em Praia Grande. Ao longo de sua carreira, ocupou cargos de destaque, como Delegado Geral de Polícia, diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital, além de ter atuado em unidades como o Deic, Denarc e DHPP."