Vencedora do prêmio de "Melhor Atuação Fumando" e estrela de "O Agente Secreto", Tânia Maria ganhou o carinho do público no Brasil e da crítica internacional. A atriz, de 78 anos, é destaque do filme de Kléber Mendonça Filho, que foi pré-indicado em duas categorias do Oscar na terça-feira (16).
No filme, Tânia Maria interpreta a mãe de uma casa que abriga refugiados e refratários à brutalidade da ditadura militar brasileira, a Dona Sebastiana. Durante o filme, a personagem domina a cena com irreverência e carisma únicos.
Com 78 anos, Tânia ainda chegou a brincar com a possibilidade de ganhar um Oscar. Em entrevista ao O Globo, ela disse nem saber o que é a premiação, mas se sentiu honrada em ser cotada para Melhor Atriz Coadjuvante. "Não sei nem o que é Oscar, mas fiquei contente demais só de ter meu nome na lista, é uma honra muito grande", brincou.
Artesã descoberta em 'Bacurau': quem é Tânia Maria
Tânia Maria começou a atuar com 72 anos, quando integrou o time de figurantes de "Bacurau", filme de 2019 de Kléber Mendonça Filho. Ela, moradora de Cobra, um povoado de Parelhas, no Rio Grande do Norte, teve a vida mudada ao almoçar com o diretor durante as filmagens.
Ela foi chamada para atuar em documentários, uma série policial e outros filmes de Kléber Mendonça Filho. Antes de atuar, Tânia era artesã e fazia conjunto de banheiro e tapete reciclando tecido de sofá. Apesar de ser atriz, ela segue como artesã.
Desde "Bacurau", Tânia segue na carreira artística e, após seis anos do filme, voltou a ter uma parceria com o diretor em "O Agente Secreto". Segundo Kléber, Dona Sebastina foi escrita pensando em Tânia Maria. Ela precisou visitar a cidade de Recife 15 vezes para poder gravar as cenas com Wagner Moura e o elenco do filme.
Ela chegou a ser convidada para ir até Cannes, mas dada a idade e a longa viagem, preferiu ficar pelo Brasil. Tânia poderá ser convidada para a cerimônia do Oscar, caso haja uma indicação ao filme.