
Nada podia abalar a animação dos fãs de Gilberto Gil na noite de sábado (18) no show do cantor em São Paulo (SP). Em um Allianz Parque lotado, o artista baiano fez todo mundo cantar, dançar e se emocionar apesar da chuva que caía. Foram quase três horas de performance, que passaram voando.
O show é parte da turnê Tempo-Rei, que marca a despedida de Gil dos palcos aos 83 anos de idade. O setlist da noite representou bem o repertório do artista, passeando pelos mais diversos gêneros musicais e pelos principais hits do artista. Em todos, a plateia cantou em uníssono, fazendo as vozes ecoarem lindamente pelo estádio.
A tão esperada atração especial da noite — marca registrada dos shows da turnê — foi ninguém mais, ninguém menos que Roberto Carlos. Juntos, os dois astros da música brasileira cantaram A Paz e Além do Horizonte.
O encontro foi emblemático, afinal, Roberto Carlos e Gil fizeram parte de distintas vertentes da MPB. Ídolo da Jovem Guarda, o Rei fez um caminho mais conservador ao longo de sua carreira. Já Gil construiu uma musicalidade livre de amarras e contestadora.
Essas divergências, no entanto, não foram o suficiente para diminuir a grandiosidade do encontro dessas duas estrelas. E o público, emocionado, sabia que estava presenciando um encontro histórico no palco.
Não é à toa que os ingressos de Gil se esgotaram rapidamente e datas extras foram anunciadas no período: assistir ao baiano ao vivo e a cores é, com certeza, uma dádiva a qualquer fã de música. O tempo pode ser rei, mas Gil definitivamente tem sua coroa e seu trono garantidos no reinado da MPB.
Gilberto Gil fala sobre Preta Gil
No meio de sua apresentação, Gil falou sobre Preta Gil, falecida em julho deste ano devido a um câncer de intestino. O cantor falou sobre a ausência da filha de forma leve e saudosa, e o público retribuiu com gritos de: "Preta".
"Essa é uma questão que ainda não foi resolvida propriamente pela humanidade, apesar de as religiões, quase todas elas, adotarem a proposta de que [a vida] continua", começou refletindo Gil. "Pretinha, onde quer que esteja, ou não esteja, ou já esteve, estará sempre conosco."