Clube 1 - 96.7FM | Ribeirão Preto/SP
Conteúdo nacional e internacional Rede BandNews
Shutdown: emissão de visto para os EUA segue ‘enquanto a situação permitir’
Reprodução/Agência Brasil

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou, nesta quarta-feira (1º), que o serviço para emissão de visto seguirá “enquanto a situação permitir” devido à paralisação das operações do governo norte-americano

“Devido à paralisação orçamentária, esta conta do X não será atualizada regularmente até a retomada total das operações, exceto para informações urgentes de segurança”, escreveu a embaixada dos EUA no Brasil no antigo Twitter. 

 

“No momento, os serviços de passaporte e visto programados nos Estados Unidos e em Embaixadas e Consulados dos EUA no exterior continuarão enquanto a situação permitir. Para mais informações sobre nossos serviços e status de funcionamento, visite: travel.state.gov”, completou. 

Na noite desta terça-feira (30), o Congresso dos Estados Unidos não conseguiu entrar em um acordo sobre o Orçamento e desencadeou a primeira paralisação do governo americano em quase sete anos. Milhares de servidores federais podem entrar em licença ou ser demitidos nas próximas horas.

Uma proposta para estender o financiamento da máquina pública por sete semanas foi rejeitada pelo Senado, apesar de ter recebido 55 votos favoráveis e 45 contrários. O texto precisava de um mínimo de 60 apoios para entrar em vigor.

O impasse entre democratas e republicanos impediu a apreciação do projeto orçamentário e também de uma proposta alternativa apresentada pela oposição.

De um lado, os democratas exigiam a extensão de subsídios e a reversão de cortes realizados pelo governo de Donald Trump na assistência de saúde. Já os conservadores não estavam dispostos a ceder no projeto que garantia o financiamento do governo até o dia 21 de novembro.

Nos EUA, um "shutdown" ocorre quando o poder legislativo não consegue aprovar a legislação de financiamento necessária para manter o poder executivo funcionando.

A última paralisação da máquina federal ocorreu no primeiro mandato de Trump, entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019. Na ocasião, o presidente exigia que o Congresso aprovasse o financiamento para o projeto de construção de um muro entre os Estados Unidos e o México. Após 35 dias (o "shutdown" mais longo da história do país), Trump recuou.

Desta vez, o presidente americano parece não estar disposto a ceder e provocou a oposição, ao dizer que a paralisação traria "resultados positivos" para o governo.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Jornal da BandNews com Programação Clube 1
Carregando... - Carregando...