Clube 1 - 96.7FM | Ribeirão Preto/SP
Conteúdo nacional e internacional Rede BandNews
'Roque Santeiro' teve dois finais: relembre desfechos da obra de Dias Gomes
Reprodução/Globo

"Roque Santeiro" voltou para as telinhas em outubro. Após mais de 40 anos da primeira exibição na Globo, a obra de Dias Gomes estrelada por José Wilker, Regina Duarte e Lima Duarte está no ar novamente. Mas você sabia que a novela teve dois finais?

Pois é. A Globo contou com dois desfechos gravados para o triângulo amoroso entre a Viúva Porcina (Regina Duarte), Roque Santeiro (José Wilker) e Sinhozinho Malta (Lima Duarte).

No primeiro, exibido em fevereiro de 1986, a Viúva Porcina desiste de embarcar com Roque e escolhe ficar com o personagem de Lima Duarte. Roque deixa a cidade de Asa Branca de avião, sozinho, garantindo que o mito e a lenda dele permaneçam no local.

Já o final alternativo, gravado na época e apresentado no "Fantástico" de 1986 após o encerramento da novela e disponível em box de DVDs lançado em 2010. Nele, Porcina decide partir com Roque, deixando Sinhozinho Malta em Asa Branca.

Ao Memória Globo, José Wilker conta que a mudança no final era uma tentativa da Globo de desenvolver um seriado derivado da novela, com a história de Porcina e Sinhozinho Malta.

Qual a trama de 'Roque Santeiro'?

Criada por Dias Gomes e escrita em parceria com Aguinaldo Silva e Marcílio Moraes, a novela se baseia na peça O Berço do Herói, escrita por Dias em 1963. A obra, que é uma sátira política e social, procurava questionar como heróis são criados e a quais interesses eles servem.

A trama se passa na fictícia cidade de Asa Branca, no interior do Nordeste, que funciona como um retrato do Brasil. O protagonista é Roque Santeiro (José Wilker), um humilde artesão que esculpia santos.

Na juventude, Roque teria morrido em uma luta contra o bandido Navalhada, que invadiu a cidade e chantageou os poderosos. O corpo do artesão nunca foi achado, mas a história de sua morte virou lenda depois que a lama de um rio local supostamente curou uma menina, transformando Roque em um santo popular.

O mito de Roque Santeiro era sustentado principalmente por Sinhozinho Malta (Lima Duarte), rico fazendeiro. Com forte influência em Asa Branca, ele usava a fama do santo para lucrar e encobrir suas falcatruas. Ao lado dele estava Porcina (Regina Duarte), sua amante que fingia ser viúva de Roque para esconder o romance.

Mais de 20 anos depois, Roque retorna à cidade e ameaça os negócios e o poder de Sinhozinho. Descobre-se que o artesão nunca foi morto por Navalhada: ele fugiu levando dinheiro e um crucifixo da igreja.

Na trama, Roque, Porcina e Sinhozinho formam o triângulo amoroso central. E o sucesso deste três personagens foi tanto que a novela gravou dois desfechos para este romance: em um, Porcina ficava com Sinhozinho; no outro, fugia com Roque. O primeiro desfecho foi escolhido e exibido como o final, seguindo o desejo do autor Dias Gomes.

Exibida originalmente em 209 capítulos, a trama criticou a ganância com Zé das Medalhas (Armando Bógus), a violência doméstica com Lulu (Cássia Kis), e o falso moralismo das beatas de Dona Pombinha (Eloísa Mafalda). A novela também expôs a política com o prefeito Florindo Abelha (Ary Fontoura) e a relação da igreja com os poderosos através dos padres Hipólito (Paulo Gracindo) e Albano (Claudio Cavalcanti).

Além do destaque para Lima Duarte e Regina Duarte, o elenco brilhou com Claudia Raia e Isis de Oliveira como as dançarinas Ninon e Rosaly, Ruy Resende como o professor Astromar, Lucinha Lins como a virgem Mocinha, e Fábio Jr. como o galã Roberto Matias.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Programa do Povo com Programação Clube 1
Carregando... - Carregando...