
O ex-jogador de futebol Robinho, Thiago Brennand, e o empresário Fernando Sastre não deixarão as unidades prisionais nesta terça-feira (16), na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, para a penúltima saída temporária de 2025. Os detentos cumprem pena na P2 de Tremembé, no interior de São Paulo, conhecido como “Cadeia dos Famosos”.
Além deles, Ronnie Lessa, condenado pela morte da vereadora Marielle Franco, também não tem direito ao benefício. Lessa cumpre pena, atualmente, em cela individual, na Penitenciária 1 "Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra, em Tremembé.
Esses presos considerados ‘famosos’, ainda estão no regime fechado, requisito que inviabiliza o direito à saída temporária. Para ter acesso ao benefício, o detento precisa estar em regime semiaberto, apresentar bom comportamento e já ter cumprido parte da pena.
Em contrapartida, presos de grande repercussão nacional que já progrediram para o regime semiaberto terão direito à saída temporária. Entre os beneficiados está Lindemberg Alves, condenado a 39 anos de prisão pela morte da ex-namorada Eloá Cristina, em 2008.
Relembre os casos
O empresário Thiago Brennand, condenado em três processos de violência contra a mulher, foi o último detento de repercussão nacional transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, conhecida como a "cadeia dos famosos".
Além de Thiago Brennand, outro detento de grande notoriedade é o ex-jogador de futebol Robinho, que está preso na Penitenciária 2 (P2) há meses. Robinho cumpre pena de nove anos de prisão por um estupro cometido na Itália.
Fernando Sastre, empresário e motorista de um Porsche acusado de provocar um acidente fatal em São Paulo no dia 31 de março, também está preso na P2 desde maio. A lista também conta com Lindemberg Alves Fernandes, acusado de matar a namorada Eloá Pimentel, em outubro de 2008. Antes de matar a adolescente, que na época tinha 15 anos, ele a fez de refém por mais de 100 horas em um apartamento na cidade de Santo André. Lindemberg foi condenado a 39 anos de prisão.
O ex-policial militar Ronnie Lessa, assassino confesso da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, está preso desde 2019 e foi transferido em 2024 para à Penitenciária 1 "Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra", um presídio de segurança máxima localizado em Tremembé.
