
A tradição está de volta: a partir desta sexta-feira, 29 de agosto, Ribeirão Preto retoma as apresentações de chorinho quinzenais, sempre às sextas-feiras, às 19h, na Praça 7 de Setembro, no coração da cidade.
O choro, considerado o primeiro gênero musical urbano do Brasil, nasceu no Rio de Janeiro no século XIX e rapidamente conquistou o país, misturando influências de polca, valsa, schottische e outros ritmos europeus, interpretados de forma única pelos músicos populares. Em Ribeirão Preto, o chorinho na Praça 7 de Setembro se tornou referência cultural e parte da identidade da cidade.
“O chorinho na Praça 7 é mais que música: é patrimônio imaterial e um símbolo ribeirão-pretano, que conecta gerações, valoriza nossa memória cultural e reafirma a vocação da cidade como palco da cultura brasileira”, destaca a secretária da Cultura e Turismo, Maria Eugênia Biffi.
Com repertório que homenageia grandes nomes como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth, além de artistas locais, as apresentações prometem reunir famílias, amigos e amantes da música em um ambiente acolhedor, gratuito e aberto ao público.
Mais do que um espetáculo, o projeto reforça a importância de preservar uma tradição que representa não só Ribeirão Preto, mas também a cultura brasileira.
Serviço
Chorinho na Praça 7 de Setembro
Sexta-feira, 29 de agosto, às 19h
Gratuito e aberto ao público