
A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Água e Esgoto (Saerp), multou um restaurante japonês localizado no bairro Jardim Botânico, zona sul da cidade, por furto de água. O flagrante ocorreu no início de setembro, durante fiscalização que identificou violação no hidrômetro do estabelecimento.
O equipamento apresentava falta de cúpula, o que impedia a aferição correta do consumo de água. Após a constatação, os técnicos da Saerp substituíram o hidrômetro e aplicaram multa no valor de R$ 8.140,00, além da cobrança do prejuízo causado ao sistema.
Esta é a segunda irregularidade registrada no mesmo imóvel. Em janeiro deste ano, o estabelecimento já havia sido autuado por violação no corte de abastecimento. Em março, o hidrômetro foi substituído por um modelo anti-ímã, mais resistente a fraudes, porém, novamente, o equipamento foi violado na vistoria deste mês.
De janeiro a agosto de 2025, o setor de Fiscalização da Saerp já registrou 896 autuações relacionadas à adulteração ou danificação de hidrômetros, ligações irregulares de rede, violações ou desvios do sistema, entre outras práticas ilegais.
A Saerp reforça que ações como essa prejudicam o fornecimento e impactam diretamente a qualidade do abastecimento.
“Orientamos que, em caso de suspeita de qualquer adulteração nas redes de água ou esgoto, o munícipe pode denunciar, de forma anônima, na central de atendimento da Secretaria, pelo telefone 0800 115 0115, disponível 24 horas”, destacou o secretário da Saerp, José Rui Bonatto.