
A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Saerp, confirmou o Consórcio Rede RP como vencedor do processo licitatório para a implantação de redes de água no bairro Ribeirânia, com valor inicial de R$ 4,33 milhões e contrato fechado em R$ 3,5 milhões, o que representa uma economia de cerca de 19% em relação ao previsto no edital. A homologação foi publicada no Diário Oficial do Município na sexta-feira, 15 de agosto.
O contrato prevê o projeto executivo e a implantação de redes de distribuição de água para abastecimento público no bairro Ribeirânia, na região Leste, com interligação ao reservatório Ribeirânia por gravidade. Serão aproximadamente 5,5 quilômetros de novas redes, o que deve proporcionar uma distribuição de água mais estável e eficiente.
O prazo para conclusão é de 12 meses a partir da assinatura do contrato. As novas redes serão conectadas ao reservatório Ribeirânia, utilizando o sistema de gravidade. “Esta obra faz parte do nosso plano de modernização do sistema. A água captada será direcionada ao reservatório, que será distribuirá através das novas redes, para as residências, promovendo grandes benefícios para o sistema”, explicou o secretário da Saerp, Eng. Bonatto.
Entre as principais vantagens estão maior eficiência do abastecimento, redução de perdas no sistema e operação mais sustentável e econômica. Além disso, o sistema por gravidade assegura uma distribuição mais uniforme e segura, aumentando a oferta de água, especialmente em áreas com maior demanda, como a Ribeirânia.