
O piloto de um avião bimotor que fez um pouso forçado em uma área de mata próxima ao Aeroporto de Votuporanga (SP) disse à polícia que confundiu as luzes da pista com a iluminação de um motel. O incidente ocorreu por volta das 19h de domingo (21).
Segundo o boletim de ocorrência, o piloto havia sido contratado para levar a aeronave do Aeroporto de Ribeirão Preto (SP) até Votuporanga (SP). Ao se aproximar do destino, iniciou o procedimento de pouso e reduziu a altitude.
Durante a identificação das luzes de sinalização da pista, o profissional teria se confundido com a iluminação de um motel localizado nas imediações do aeroporto.
Ao perceber o engano, tentou arremeter, mas perdeu aceleração em um dos motores e acabou colidindo em um pasto, a poucos metros do aeroporto.
De acordo com a Polícia Civil, o piloto estava sozinho no momento do incidente e sofreu ferimentos no rosto. Ele foi socorrido e encaminhado à Santa Casa do município.
Nos registros da ANAC, consta que a aeronave envolvida na ocorrência, um Embraer 810D de prefixo PT-VRD, estava em situação regular.
O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos foi acionado e deve apurar as causas do incidente.
Em nota, FAB destaca que foi acionada para auxiliar na ocorrência
“Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação”, diz o comunicado.