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Porto de Paranaguá é o primeiro do país a ter canal de acesso concedido à iniciativa privada
Reprodução/Jornal da Noite

O Porto de Paranaguá, no Paraná, torna-se o primeiro do Brasil a ter seu canal de acesso concedido à gestão da iniciativa privada. O Consórcio Canal da Galheta Dragagem vence o leilão com um lance de R$ 276 milhões pela outorga da concessão.

O projeto prevê investimentos robustos, totalizando R$ 1,2 bilhão a ser aplicado ao longo dos 25 anos de duração do contrato. A administração privada é responsável pela implementação de melhorias cruciais, como a sinalização, a manutenção e, principalmente, o aumento da profundidade do canal. O objetivo da medida é permitir a entrada de navios de maior porte e com capacidade para mais carga, que passarão a pagar uma taxa pelo acesso ao porto.

O canal concedido possui 34 quilômetros de extensão e conecta a Ilha do Mel a Antonina, no litoral paranaense. O Porto de Paranaguá é reconhecido como o maior corredor de exportação de proteína animal do Brasil e figura entre os principais portos graneleiros do mundo.

Aumento da Eficiência e Expansão do Modelo

Segundo informações do Ministério de Portos e Aeroportos, o canal de acesso registra atualmente uma média de passagem de 2.600 navios por ano. A expectativa é que a nova concessão eleve a eficiência operacional e reforce o protagonismo do Porto de Paranaguá no comércio internacional.

Esta iniciativa marca um modelo inédito de concessão de canais de acesso no país. Diante do resultado do leilão em Paranaguá, o Governo Federal já planeja aplicar a mesma modalidade em outras rotas marítimas importantes. A intenção é replicar o modelo em canais de acesso como o de Santos, no litoral de São Paulo, e o de Itajaí, em Santa Catarina.

Fonte: Band.
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