Clube 1 - 96.7FM | Ribeirão Preto/SP
Conteúdo nacional e internacional Rede BandNews
População do Brasil cresce menos, e um terço das cidades já registra encolhimento
Band

O Brasil tem hoje 213,4 milhões de habitantes, segundo a nova estimativa da população divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados mostram que o país registrou um crescimento de apenas 0,39% em relação ao ano passado, confirmando uma forte tendência de desaceleração demográfica. Essa projeção de um futuro com menos brasileiros já é uma realidade presente: mais de um terço dos municípios (37,3%) registram redução no número de habitantes.

O fenômeno, que reflete a queda nas taxas de natalidade, chegou a um novo patamar. Pela primeira vez na história, o IBGE registrou uma diminuição populacional em capitais. Cinco grandes cidades brasileiras encolheram no último ano: Salvador (BA), com a maior queda (-0,18%), seguida por Natal (RN) (-0,14%), Belém (PA) (-0,09%), Porto Alegre (RS) (-0,04%) e Belo Horizonte (MG) (-0,02%).

De acordo com a curva de projeção do IBGE, a população total do Brasil começará a diminuir a partir de 2042. O que se observa nos municípios menores e agora em algumas capitais antecipa esse cenário. "Os resultados mostram desaceleração, o que já era indicado pelo Censo 2022 e pelas Projeções da População", afirma Marcio Minamiguchi, gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE.

"Isso reflete o fato de termos um saldo vegetativo, a diferença entre nascimentos e óbitos, cada vez menor."

Capitais em crescimento e estabilidade

Na contramão da tendência de queda, algumas capitais apresentaram crescimento populacional expressivo. O maior destaque é Boa Vista (RR), que cresceu 3,2%, um reflexo direto do intenso fluxo migratório de venezuelanos para o estado. Na sequência, aparecem Florianópolis (SC), com alta de 1,9%, Palmas (TO), com 1,5%, e Cuiabá (MT), que cresceu 1,3%.

As duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, registraram estabilidade, com crescimentos muito próximos de zero. A população paulistana teve uma leve alta de 0,08%, enquanto o RJ cresceu apenas 0,01%. 

Segundo o IBGE, dos 5.571 municípios brasileiros, 2.079 (37,3%) já diminuíram de tamanho. A grande maioria, 3.011 cidades (54%), apresenta um crescimento baixo, entre 0% e 0,9%, e apenas uma pequena parcela de 122 municípios (2,2%) tem crescimento acelerado, igual ou superior a 2% ao ano.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Clube 1 com Programação Clube 1
Carregando... - Carregando...