Clube 1 - 96.7FM | Ribeirão Preto/SP
Conteúdo nacional e internacional Rede BandNews
População brasileira cresceu, mas o Brasil ainda tem mais gado do que gente
Imagem: GCom/Divulgação

A população brasileira alcançou o contingente de 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho de 2025. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e representa crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. Mesmo com este crescimento, os números mostram que o Brasil ainda tem mais gado do que gente. O rebanho brasileiro é estimado em 235 milhões de cabeças em 2025.

Com a virada do ciclo da pecuária, com o abate intenso de fêmeas para abastecer o mercado de carnes, possivelmente, em 2026, o rebanho bovino deve registrar queda. Isso deixará a carne bovina mais cara para os consumidores. O ciclo, porém, indica apenas animais prontos ao abate e não o rebanho total de animais. As consultorias que atuam no mercado pecuário estimam que o rebanho brasileiro diminua entre 2% e 3% até o fim do ano.

De acordo com o IBGE, a população de todos os estados, do Distrito Federal, regiões metropolitanas e municípios aumentou, mas, Mato Grosso, que é o estado que mais tem bovinos no Brasil, aumentou com a inclusão de uma cidade, Boa Esperança do Norte, que tem 5.877 habitantes. Mas em Mato Grosso, o rebanho bovino já diminuiu.

Segundo análise divulgada nesta semana pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o descarte intenso de fêmeas resultou na menor participação de matrizes no rebanho bovino do estado. De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), o rebanho bovino em 2025 soma 32,16 milhões de cabeças, uma redução de 2,03% em relação a 2024. 

São Paulo tem mais gente que boi

A pesquisa do IBGE aponta que São Paulo é o estado mais populoso do Brasil, com 46 milhões de habitantes, o que representa 21,6% da população. É quase o mesmo de dizer que um em cada cinco brasileiros mora em São Paulo. No caso dos bois, o rebanho paulista é estimado em 11 milhões de cabeças, conforme aponta o Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos de São Paulo (SIRBOV-SP).

Somente a capital, São Paulo, segundo o IBGE tem 11 milhões de pessoas, o mesmo número de gado no estado!

Veja outras curiosidades:

  • O IBGE destaca o estado de Roraima como o menos populoso, com cerca de 739 mil pessoas. Neste caso, há mais gado que gente por lá: o rebanho bovino de Roraima é estimado em 1,2 milhão de cabeças.
  • Líder na produção de leite, MInas Gerais tem um rebanho bovino estimado em 23 milhões de cabeças, conforme dados do IBGE. Nesta quinta-feira (28), o IBGE divulgou que o estado tem uma população de 21,4 milhões de pessoas.
  • Os fluminenses ganham na comparação: a população de humanos no estado é de 17,2 milhões de pessoas, enquanto o rebanho bovino carioca é estimado em 1,2 milhão de cabeças.
  • Um quase empate: no Rio Grande do Sul, a projeção do IBGE para o rebanho bovino é de 11,9 milhões de cabeças. A população de humanos por lá é 11,2 milhões de pessoas.
  • Em Goiás, segundo a AgroDefesa, um órgão ligado ao governo local, o rebanho bovino em 2025 é de 22.7 milhões de animais. A população do estado em 2025 é de 7,4 milhões.
  • Tocantins, o estado mais novo do Brasil possui um rebanho de 8 milhões de cabeças de gado e uma população de 1,6 milhão de pessoas.
Fonte: Band.
Carregando os comentários...
BandNews no Meio do Dia com Programação Clube 1
Carregando... - Carregando...