Clube 1 - 96.7FM | Ribeirão Preto/SP
Conteúdo nacional e internacional Rede BandNews
Para onde vão os carros de luxo apreendidos pela polícia?

Operações recentes da Polícia Federal contra o crime organizado têm resultado na apreensão de diversos carros de luxo, avaliados em milhões de reais. Mas qual o destino desses veículos? De acordo com a desembargadora Ivana David, do Tribunal de Justiça de São Paulo, os bens podem ser leiloados de forma antecipada ou até mesmo incorporados à frota policial, transformando-se em viaturas para o combate à criminalidade.

A ostentação de carros milionários, incluindo modelos banhados a ouro e veículos anfíbios, tem chamado a atenção em ações policiais. Um exemplo notório foi a apreensão de uma McLaren 765LT, avaliada em mais de R$ 5 milhões, pertencente ao influenciador Bruno Alexander, conhecido como Buzeira. Ele foi preso na semana passada em uma operação que investiga um esquema internacional de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas.

Além do caso de Buzeira, outras ações recentes também miraram os bens do crime. Uma operação da PF que focou no braço financeiro do tráfico internacional e outra que combateu fraudes no INSS também apreenderam dezenas de veículos de alto padrão.

Quando esses carros são apreendidos, eles ficam sob a guarda da polícia em um pátio, aguardando uma decisão judicial enquanto o processo criminal tramita.

Leilão ou uso policial: os possíveis destinos

Para evitar que os veículos sofram com a desvalorização natural do tempo, a Justiça tem dois caminhos principais, como explica a desembargadora Ivana David. A primeira opção é a "alienação antecipada", um procedimento ágil que pode ocorrer em até 24 horas.

“O juiz determina o leilão e o dinheiro arrecadado fica depositado em uma conta judicial”, detalha a especialista. Essa medida garante que o valor do bem seja preservado até o fim do processo.

A segunda possibilidade é a autorização para o uso do bem. Nesse cenário, um juiz pode permitir que o veículo seja utilizado por órgãos de segurança pública. Um exemplo prático ocorreu no Tocantins, onde uma BMW apreendida em uma operação da PF foi transformada em uma viatura provisória.

Dinheiro volta para a sociedade

Após a conclusão do processo judicial e a condenação dos réus, o dinheiro obtido com os bens do crime é revertido para a sociedade. Ivana David esclarece que os valores financiam diretamente a estrutura de segurança pública.

“Aquele dinheiro todo, que é produto ou proveito do crime, ele vai voltar para a sociedade. Via de regra, o dinheiro é devolvido para o estado”, afirma.

Segundo a desembargadora, os recursos são investidos no fortalecimento das forças policiais, seja na construção de delegacias, na compra de novas viaturas ou na aquisição de armamentos, reforçando assim o combate ao próprio crime organizado.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Clube 1 com Programação Clube 1
Carregando... - Carregando...