A TV Globo começou a divulgar as novidades para o BBB 26 e promete uma edição muito mais movimentada para não repetir o "fiasco" do ano passado. A principal mudança anunciada é uma nova dinâmica que dá poder direto ao público para "eliminar as plantas": os telespectadores poderão votar para trocar um participante da casa por um novo integrante, que ficará confinado em um "laboratório" separado, similar ao "Paiol" de ‘A Fazenda’.
A nova regra é uma tentativa direta de agitar o jogo. Diferente do Paiol, onde os novos participantes entram para somar vagas, no BBB 26 eles entrarão para substituir quem está "lá dentro do jogo e não está entregando nada".
O objetivo da Globo é claro: acabar com os participantes que se escondem no jogo e fogem do "fogo no parquinho". Para entrar no BBB agora, "não basta ser só bonitinho, simpático, amigo de famoso e ter social mídia bombando aqui fora", explicou Leo Dias durante o Melhor da Tarde desta terça-feira (4).
BBB x A Fazenda: públicos diferentes?
A discussão no Melhor da Tarde apontou que, embora o público diga que quer "jogo, treta e fogo no parquinho", historicamente, os participantes mais "agitadores" do BBB são eliminados primeiro.
Para os apresentadores, a resposta está no perfil da audiência. O público do BBB vota de forma mais "emocional", com um discurso de "fazer justiça", "proteger o nosso" ou "limpar a imagem" de seus favoritos. Em contrapartida, a audiência de A Fazenda "abraça o caos" e as torcidas votam pelo "puro entretenimento".
Um dos pontos levantados foi a diferença na aceitação do "barraco". A edição do BBB 24, vencida por Davi, foi considerada a mais próxima do estilo de A Fazenda, com episódios como roupas jogadas na piscina e confrontos físicos, como o de MC Bin Laden.
No entanto, o público do BBB parece ter reprovado essa abordagem. Leidy Elin, que jogou as roupas de Davi na piscina, foi eliminada com alta rejeição. "O que na fazenda, quem joga a roupa do coleguinha na piscina é o astro", foi comparado.
A conclusão foi que os dois públicos gostam de confusão, mas de formas diferentes. "O barraco da Globo é gourmet, o barraco da Record é escrachado", definiu um dos participantes. "Na Globo é um barraco soft, aquela fofoquinha discreta, aquela pegação do pé."