
Com previsão para ser implementada totalmente em 2032, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) será a substituta do Registro Geral, o RG, como documento de identificação em todo o território nacional. A CIN conta com a implementação de um número único: o CPF e viabiliza a diminuição de fraudes envolvendo documentos. Saiba a seguir como emitir o novo documento:
De acordo com um comunicado do Governo Federal, o agendamento e a emissão da 1ª via da nova Carteira de Identidade Nacional são gratuitos em todo o Brasil. É possível encontrar uma lista com todos os links de agendamento no site Gov.br.
A emissão do documento deve ser agendada e realizada nos Institutos de Identificação dos Estados ou do Distrito Federal. No dia marcado, o cidadão precisa apresentar a certidão de nascimento ou de casamento para obter a nova identidade.
RG perdeu a validade?
De acordo com o governo, o antigo documento continua válido por 10 anos desde o decreto da CIN, publicado em 2022. Mas o cidadão que quiser poderá solicitar a nova carteira de identidade a qualquer momento, antes do vencimento do prazo. Veja aqui as principais diferenças entre o antigo e o novo documento.
CIN tem validade?
O Decreto da Carteira de Identidade Nacional define a validade do documento conforme a idade do cidadão: para crianças de 0 a 12 anos incompletos, o prazo é de 5 anos; de 12 a 60 anos incompletos, a validade é de 10 anos; e, para maiores de 60 anos, o documento passa a ter validade indeterminada.