
Um novo tratamento contra a chamada vista cansada, condição que afeta milhões de pessoas a partir dos 40 anos, começa a ser usado nos Estados Unidos. Trata-se de um colírio à base de aceclidina, que promete reduzir a dependência dos óculos de leitura. O medicamento ainda não tem previsão de chegada ao Brasil, pois precisa passar pela análise da Anvisa.
A presbiopia, ou dificuldade para enxergar de perto, é uma consequência natural do envelhecimento dos olhos. Segundo especialistas, o colírio atua no músculo da íris, melhorando a profundidade de foco e permitindo enxergar com mais nitidez a curta distância.
Indicações e limitações
De acordo com a oftalmologista Michelle Farah, o tratamento é indicado especialmente para pacientes nos estágios iniciais da presbiopia, quando ainda não há grande necessidade de correção para visão de longe. “Ele melhora a nossa capacidade de enxergar de perto, mas pode até prejudicar a visão para longe em pessoas que já têm grau elevado de miopia”, explica.
O efeito do medicamento dura em média 10 horas. No entanto, não é recomendado para todos os pacientes: pessoas com histórico de descolamento de retina não devem utilizá-lo.
Acesso no Brasil depende da Anvisa
Embora já aprovado nos Estados Unidos, o colírio ainda precisa de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para ser comercializado no Brasil. Até lá, não há data prevista para a chegada do produto ao mercado nacional.
A expectativa é que, uma vez liberado, o medicamento ofereça uma alternativa temporária para quem sofre com a vista cansada, condição que hoje é corrigida quase exclusivamente com o uso de óculos de leitura.