
Autoridades da segurança pública identificaram três novas drogas circulando no Brasil. Uma delas é tão potente que pode matar com uma dose mínima. No interior paulista, em Campinas, um homem quase morreu ao tomar um comprimido.
A primeira vez que a Polícia Federal apreendeu uma dessas substâncias aconteceu em dezembro de 2024. A droga, apreendida em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, se chama Nitazano, uma substância de uso proibido que pode matar com pequenas doses e em segundos. Ela era usada em laboratórios clandestinos para potencializar outras drogas.
Extremamente viciante, o princípio ativo dessa substância é mil vezes mais potente que a heroína e 20 vezes mais forte que o fentanil, anestésico usado em cirurgias.
Agora, nove meses depois da primeira apreensão, uma nova droga, do grupo do Nitazeno, foi encontradano Brasil. Um homem precisou recebeu atendimento médico imediatamente depois de consumir apenas um comprimido do entorpecente N-pirrolidino protonitazeno.
O sistema federal de alerta rápido sobre drogas, que monitora e notifica a entrada de novas drogas no país, ainda constatou a circulação de dois novos tipos de Triptaminas, substâncias alucinógenas, que agora estão na lista de substâncias proibidas pela Anvisa.