Atualmente, Leila Pereira é a única presidente mulher entre os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, comandando o Palmeiras, time que também patrocina. Recentemente, a poderosa foi criticada por dar uma "carona" para um jogador "rival" em seu avião particular.
Ao lado do marido, José Roberto Lamáquia, a executiva lidera um império avaliado em mais de R$ 8,8 bilhões, segundo a revista Forbes.
A trajetória de Leila no Palmeiras teve início em 2015, quando sua empresa financeira se tornou a principal patrocinadora do clube. Ela havia assumido a gestão dos negócios fundados pelo marido em 2008.
Desde que entrou no futebol, Leila Pereira é alvo de elogios, mas também de muitas críticas. Ela chegou a ser questionada sobre um possível conflito de interesses por ser, ao mesmo tempo, patrocinadora e presidente do clube.
Em resposta às críticas, ela é direta, especialmente sobre o uso de seu avião particular. "É conflito de interesse você ser patrocinadora e presidente. [...] Esse avião é meu. Eu não usei recursos do Palmeiras. O dinheiro é meu", garantiu Leila.
Sob sua gestão, o Palmeiras realizou uma das negociações mais caras da história do futebol brasileiro: a venda do jovem Endrick para o Real Madrid. A transação é comparada aos valores movimentados por estrelas como Neymar e Vinícius Júnior.
O estilo de Leila Pereira
Além do sucesso nos negócios e no esporte, Leila Pereira também se tornou uma referência de poder e estilo. A presidente é frequentemente vista com um guarda-roupa recheado de peças de alto luxo.
Questionada sobre o que vestia em uma ocasião, ela detalhou o look: "A calça Ralph Lauren, o blazer Ralph Lauren. [...] E o meu overcoat é do Emílio Pucci".
Ela também ostenta uma coleção de bolsas de grife, incluindo modelos da Christian Dior avaliados em até R$ 80 mil.
No meio do futebol, ela é carinhosamente conhecida como "Tia Leila". No entanto, entre os noveleiros, a comparação é outra: muitos a associam à icônica vilã Carminha, da novela "Avenida Brasil".
As brincadeiras com a personagem de Adriana Esteves ganharam força depois que Leila decidiu realizar uma coletiva de imprensa exclusiva para mulheres jornalistas.
Na época, ela rebateu as críticas dos homens sobre a decisão. "Nem críticas, mas perguntas de homens. Por que são mulheres? O que eu digo para esses homens? Não sejam histéricos".
"Vocês vão ter que engolir"
Durante o Melhor da Tarde desta quinta-feira (13), os apresentadores comentaram o perfil da empresária. "Mulher chique, bem sucedida, dona do próprio avião. Vocês vão ter que engolir Dona Leila, sim, hein?", comentou Chris Flores.
Janaina Nunes, que é corintiana, também elogiou a presidente do time rival. "Eu sou time Leila", brincou.