Clube 1 - 96.7FM | Ribeirão Preto/SP
Conteúdo nacional e internacional Rede BandNews
Metanol tem gosto doce que engana o paladar dos consumidores
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O médico toxicologista do Grupo Fleury, Álvaro Pulchinelli, conversou neste domingo (28) com a Bandnews FM sobre os casos de intoxicação por ingestão de metanol. Em São Paulo, nove casos foram confirmados. Duas pessoas morreram. O metanol é uma substância tóxica que tem sido encontrada em bebidas alcoólicas adulteradas em São Paulo. Puchinelli destacou a gravidade do cenário e alerta para o consumo de bebidas.

Segundo o médico, o metanol tem um gosto adocicado até é agradável ao paladar, o que dificulta a identificação quando ingerido e aumenta o risco para os consumidores. . Ele explicou que, para uma pessoa que não trabalha em laboratório ou na área de toxicologia, é muito difícil identificar a presença de metanol, aumentando o perigo de intoxicação.

O médico descreveu que os sintomas da intoxicação por metanol são inicialmente semelhantes aos de uma embriaguez comum, o que pode levar as pessoas a não perceberem que estão sendo intoxicadas. "As pessoas não se dão conta que elas estão sendo intoxicadas pelo metanol, chegando a coma e outras complicações graves", alertou Puchinelli.

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo está monitorando os casos de intoxicação na capital, onde já foram registrados nove casos relacionados ao consumo de bebida alcoólica adulterada. O alerta do especialista e os esforços das autoridades sanitárias visam prevenir novos casos e conscientizar a população sobre os riscos de consumir bebidas de procedência duvidosa.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Clube 1 com Programação Clube 1
Carregando... - Carregando...