Clube 1 - 96.7FM | Ribeirão Preto/SP
Conteúdo nacional e internacional Rede BandNews
Metanol: governo marca reunião com associações de bebidas e órgãos que combatem falsificação

O governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, marcou uma reunião com associações de indústrias de bebidas alcoólicas e destiladas e órgãos que combatem falsificação após os casos de intoxicação por metanol aumentarem no país. O encontro deve acontecer nesta terça-feira (7). 

Veja abaixo os órgãos e associações que devem participar da reunião: 

  • Associação Brasileira de Bebidas;
  • Associação Brasileira de Bebidas Destiladas;
  • Confederação Nacional da Indústria;
  • Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade;
  • Associação Brasileira de Combate à Falsificação.

reportagem da Band apurou que os setores devem levar ao Ministério da Justiça a preocupação de prejuízo financeiro com os casos de intoxicação por metanol, porque alguns lugares do país já estão proibindo a venda de destilados. 

A reunião será uma tentativa de encontrar uma solução que seja boa para todas as partes. O Ministério da Justiça também tem interesse em ter o apoio dos setores para traçar estratégia ou campanha contra a falsificação de bebidas.

Casos de intoxicação por metanol no Brasil

Ministério da Saúde confirmou 225 registros de casos e intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, entre investigados e confirmados, de acordo com os dados enviados pelos Estados neste domingo (5).

As informações são enviadas pelos estados e consolidados pelo CIEVS (Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional). Em todo o país, são 16 casos confirmados e 209 em investigação. De todos os casos registrados pelo Ministério, 192 são em São Paulo, sendo 14 confirmados e 178 em investigação.

O estado do Ceará notificou o primeiro caso suspeito. Ao todo, subiu para 13 estados com casos notificados. São eles: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. 

Por outro lado, os estados da Bahia e Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados. Quanto à notificação de óbitos, o país tem 15 registros, com dois óbitos confirmados no estado de São Paulo e 13 em investigação (7 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 em PB e 1 no CE).

Anvisa autoriza importação de antídoto 

Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou, neste domingo (5), a importação excepcional de 2,6 mil frascos de fomepizol, medicamento usado como antídoto nos casos de intoxicação por metanol. 

O pedido foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e a importação será feita via Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), sendo 2,5 mil frascos adquiridos pelo Ministério da Saúde e 100 frascos doados pelo fabricante. 

Segundo a Anvisa, até o momento, não há pedido de registro para esse medicamento no Brasil. O prazo para entrega será negociado entre o Ministério da Saúde e o fabricante.  

“A autorização de importação excepcional foi concedida de forma ágil, com base na Resolução de Diretoria Colegiada – RDC 203/2017, que estabelece os critérios e procedimentos para importação em caráter de excepcionalidade, de produtos sujeitos à vigilância sanitária que ainda não possuem registro na Anvisa”, informou a agência por meio de nota. 

O Fomepizol é uma das opções de tratamento para os casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas possivelmente adulteradas ou falsificadas. 

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
BandNews no Meio do Dia com Programação Clube 1
Carregando... - Carregando...