Clube 1 - 96.7FM | Ribeirão Preto/SP
Conteúdo nacional e internacional Rede BandNews
Lula diz que está disposto a negociar, mas afirma que Trump não quer conversar
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Faltando oito dias para o tarifaço começar a valer, o presidente Lula reforçou que o Brasil está disposto a negociar, mas que Trump não quer conversa. Sem um canal de negociação aberto, o governo já tem em mãos um plano para socorrer empresas que podem ser atingidas.

O encarregado de negócios da embaixada americana, Gabriel Escobar, se reuniu com empresários da área de mineração e disse que o governo americano está interessado em acordos com o Brasil com minerais estratégicos, como lítio e nióbio. A avaliação no planalto é que seria uma estratégia de barganha para a negociação tarifaria. 

Mais de 150 empresários foram recebidos pelo vice-presidente Geraldo Alckmin nas últimas duas semanas. São representantes de setores que têm negócios com os Estados Unidos e estão com produtos parados em portos ou nos estoques, já que compradores temem a taxação de 50% anunciada por Trump para 1° de agosto. 

Lula diz que Trump não quer negociar

Nesta quinta-feira (24), em um evento em Minas Gerais, o presidente Lula disse que Trump não quer negociar. 

"Ele não quer conversar, se ele quisesse conversar, ele pegava o telefone e me ligava. Mas ele não quis conversar. (...) Eu converso com todo mundo, mas sobretudo com quem quer conversar. Se os EUA quiserem negociar, o Lulinha estará pronto para negociar”, disse. 

Em entrevista à rádio Itatiaia, o ministro Fernando Haddad disse que o governo busca reabrir as negociações com os Estados Unidos. 

“Tentar uma interlocução com o presidente dos EUA (...) estamos vivendo uma situação paradoxal que em nenhum outro país esteja vivendo", afirmou. 

Empresas afetadas terão ajuda do governo

Técnicos do Ministério da Indústria, da Fazenda, e das Relações Exteriores concluíram um plano de ação que será apresentado ao presidente Lula na segunda. No plano, o socorro a empresas afetadas diretamente pelo tarifaço, com empréstimos pontuais ou programa de manutenção de emprego, até outros mercados serem abertos. 

Entre as medidas estudadas, a taxação entre 30% e 50% da propriedade intelectual, filmes, livros, streamings, e quebra de patente de remédios. Caso a super taxação entre em vigor, a recomendação ao presidente é continuar as negociações em busca de exceções ou cotas para setores específicos. 

Paralelamente a isso, recorrer à Organização Mundial do Comércio, mais como gesto político do que esperando efeito prático. 

Lula já recebeu um informe sobre os produtos brasileiros que conseguiram outros mercados de forma mais “rápida”. Entre eles, a carne, como tratativas adiantadas como o mercado asiático. 

A presidente da Petrobras já disse ao governo que tem outros destinos ao petróleo brasileiro vendido aos EUA, caso necessário. Já o setor de aviação e semiacabados de ferro e aço e alguns tipos de frutas enfrentariam mais dificuldade de se realocar em outros mercados. 

De olho em novas oportunidades, Alckmin vai ao México entre os dias 27 e 28 de agosto, acompanhado de empresários e ministros. 

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Clube 1 com Programação Clube 1
Carregando... - Carregando...