A sexóloga Luana Lumertz foi a grande convidada do Sexonário para desmistificar o uso de lubrificantes e alertar sobre os riscos de substituições caseiras na hora do sexo. Luana não só tirou dúvidas do público, como demonstrou de forma prática o impacto de produtos impróprios na eficácia do preservativo.
A pauta surgiu após uma enquete de rua revelar que muitas pessoas recorrem a soluções inusitadas para a lubrificação, incluindo condicionador, manteiga, vaselina e até refrigerante de laranja. "Não dá para a gente ficar botando saliva, manteiga, condicionador, sei lá. Porque não vai lubrificar, gente. Essa é a verdade. Vai ser estranho. E vai estourar a camisinha," alertou Luana Lumertz, enfatizando que o improviso compromete o conforto e, principalmente, a segurança.
O que danifica seu preservativo?
O ponto alto da participação de Luana Lumertz foi a realização de um teste com preservativos que ficaram de molho em diferentes substâncias:
Lubrificantes à base de água e siliconados: Mantiveram a camisinha intacta e suas características de segurança.
Óleo de coco, vaselina e óleo de massagem: os resultados foram dramáticos. Os preservativos ficaram "craquelados" ou "enrugados," provando que produtos à base de óleo destroem a integridade do látex. A própria sexóloga demonstrou como a camisinha rasgou facilmente após contato com o óleo de massagem.
"É o risco realmente da camisinha estourar, de rasgar. Exato. Então não vai cumprir a sua função, que a gente precisa tanto pra prevenir gravidez quanto ISTs [Infecções Sexualmente Transmissíveis], né?"
A especialista finalizou o quadro reforçando que a escolha do lubrificante ideal – à base de água é o mais indicado e seguro para uso com preservativos – garante não apenas o prazer e o conforto, mas é um pilar fundamental do sexo seguro.