
O mês de julho de 2025 fechou com um óbito no trânsito das vias municipais de Ribeirão Preto, o menor número registrado desde o início do ano. O resultado representa uma queda de 85,7% em relação a junho (sete óbitos) e de 88,9% quando comparado a fevereiro (nove óbitos), mês com maior número de mortes em 2025, conforme o InfosigaP (Sistema de Informações do Governo do Estado de São Paulo).
No acumulado do ano, julho respondeu por apenas 2,7% das 36 ocorrências fatais registradas até o momento, evidenciando uma forte redução e uma tendência positiva na segurança viária do município.
Em relação ao mesmo mês do ano passado, a melhora também é significativa: em julho de 2024 foram quatro óbitos, enquanto neste ano houve uma fatalidade, o que corresponde a redução de 75%.
Nessa redução significativa, a Prefeitura, por meio da RP Mobi, tem promovido um conjunto de ações integradas em três frentes:
- Educação para o trânsito, com campanhas de conscientização voltadas a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres;
- Fiscalização e segurança viária, com foco em coibir condutas de risco, como excesso de velocidade e desrespeito à sinalização;
- Engenharia de tráfego, com intervenções técnicas para melhoria da mobilidade, sinalização, reforço de faixas e adequações em pontos críticos da malha viária.
Segundo a entidade executiva de trânsito, os dados reforçam que investir em prevenção salva vidas e que a combinação de orientação, fiscalização e melhorias na infraestrutura viária é fundamental para reduzir os sinistros de trânsito em Ribeirão Preto.
2025 (acumulado)
Total: 36 óbitos
Por mês:
Janeiro: 06
Fevereiro: 09
Março: 03
Abril: 02
Maio: 08
Junho: 07
Julho: 01
Por modal:
Pedestre: 6 óbitos
Bicicleta: 8 óbitos
Motocicleta: 19 óbitos
Automóvel: 2 óbitos
Caminhão: --
Não Disponível: 1 óbito