O primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Chris Minns, visitou Ahmed al Ahmed, o homem que desarmou um dos atiradores durante o atentado terrorista em uma praia de Sydney, na Austrália, no hospital.
Em publicação nas redes sociais, primeiro-ministro de Nova Gales do Sul declarou que Ahmed al Ahmed é um “herói da vida real”.
“Ahmed é um herói da vida real. Na noite passada, sua incrível bravura sem dúvida salvou inúmeras vidas ao desarmar um terrorista, correndo enorme risco pessoal”, escreveu Chris Minns em publicação na plataforma X, antigo Twitter.
“Foi uma honra passar um tempo com ele agora e transmitir os agradecimentos das pessoas de toda a Nova Gales do Sul. Sem dúvida, mais vidas teriam sido perdidas se não fosse pela coragem altruísta de Ahmed. Obrigado, Ahmed”, finalizou.
Ahmed desarmou atirador
É possível ver no vídeo (veja acima) o homem de camisa branca andando abaixado próximo de um carro e, em seguida, correndo em direção a um dos atiradores. Ele ataca o terrorista pelas costas, consegue desarmá-lo. O suspeito cai e se afasta, enquanto o civil chega a mirar a arma e depois a encosta em uma árvore antes de recuar.
Perto dali, outro atirador segue atirando de cima de uma pequena ponte e logo outro homem aparece ao seu lado. Momentos depois, o terrorista é baleado e cai em um local de travessia. Os policiais vão até o local e dão voz de prisão.
Em coletiva de imprensa, o comissário da polícia de Nova Gales do Sul, Mal Lanyon, descartou a possibilidade de uma terceira pessoa ter participado do ataque.
Pai e filho são os atiradores
As autoridades policiais australianas confirmaram que o ataque antissemita ocorrido na madrugada deste domingo (14), na praia de Bondi, em Sydney, foi realizado por uma dupla de pai e filho.
A polícia informou que o pai, de 50 anos, foi morto no local pelas autoridades que responderam à ocorrência.
O filho, por sua vez, foi detido pelas forças de segurança, apesar de ter sofrido ferimentos. Conforme o comunicado oficial, a condição do mais novo dos agressores é estável.
O atentado terrorista em Sydney resultou na morte de 15 pessoas. Além das vítimas fatais, o ataque contabiliza cerca de 40 feridos, conforme os dados divulgados.