
Um novo golpe está colocando em risco a segurança dos dados bancários dos brasileiros. Conhecido como "toque fantasma", esse golpe permite que criminosos roubem dados de cartões de crédito por aproximação, sem que a vítima perceba. O golpe tem se espalhado por todo o país, e a forma como ele funciona é simples, mas muito eficaz para os golpistas.
O criminoso se passa por um falso funcionário do banco e liga para a vítima alegando que é necessário validar o cartão de crédito para aumentar o limite ou evitar o bloqueio do cartão.
Em seguida, ele envia um link para a vítima, que, ao clicar, baixa um aplicativo malicioso. O aplicativo solicita que o cartão de crédito seja aproximado do celular. Ao fazer isso, o criminoso consegue capturar o código do cartão e realizar compras à distância.
De acordo com empresas especializadas em segurança, a maior parte desses golpes ocorre no Brasil, que representa 47% dos bloqueios de fraudes detectados globalmente. Outros países como Índia, China e Espanha também têm sido afetados por esse tipo de golpe.
Como se proteger
Para se proteger, especialistas recomendam o uso de antivírus que possam detectar e bloquear esses aplicativos fraudulentos.
Além disso, nunca é demais reforçar a importância de não clicar em links duvidosos ou baixar aplicativos fora das plataformas oficiais de distribuição. Outra medida de segurança que pode ajudar a evitar esse golpe é desativar a função de aproximação de pagamento diretamente no aplicativo do banco.
Com o avanço da tecnologia, é essencial que os usuários fiquem atentos às novas formas de fraudes e adotem precauções para garantir a proteção de seus dados.