
A chegada de uma frente fria, nesta sexta-feira (22), no Sul do Brasil acende um alerta para o risco de temporais, granizo e ventos que podem ultrapassar os 90 km/h. Ainda há a previsão de fenômenos meteorológicos raros, como tornados e microexplosões no Rio Grande do Sul.
Ocasionado por um sistema de baixa pressão que paira sobre o Paraguai, as chuvas devem ser intensificadas no estado gaúcho, com perigo extremo previsto para as regiões de Campanha e do Sul do estado, onde a chuva deve ultrapassar os 100 mm em apenas 24 horas.
Outras áreas como Oeste, Missões, Vales e parte da região Central devem registrar acumulados entre 50 mm e 100 mm, que podem gerar alagamentos, de acordo com informações do Climatempo.
Como será o final de semana?
O fim de semana deve apresentar tempo instável com risco de transtornos. Além dos temporais típicos, o Rio Grande do Sul pode ter fenômenos meteorológicos raros, como tornados, microexplosões e downbursts.
Tornados se caracterizam por ter colunas de vento em rotação intensa, o que pode provocar grandes estragos.
Downburst é quando o ar frio desce violentamente da nuvem, espalhando-se em todas as direções ao atingir o solo; é comparado a uma caixa d’água virando de uma vez só.
Microexplosão é uma versão localizada do downburst, mas ainda assim extremamente destrutiva; é comparada a virar um copo d’água de uma vez só sobre o chão.