
O apresentador Fausto Silva recebeu alta do hospital Albert Einstein após passar por um transplante de fígado e um retransplante de rim. Ele estava internado desde maio e deixou a unidade de saúde nesta quinta-feira (28).
Em nota para a Band, o Hospital Albert Einstein informou que Faustão está “bem clinicamente, com bom funcionamento dos órgãos transplantados”. Ele seguirá o tratamento de recuperação em casa, com uso de imunossupressores e acompanhamento médico regular.
No último dia 13, Faustão recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva após apresentar melhora progressiva das funções dos órgãos transplantados.
Internado desde maio
Faustão estava internado desde 21 de maio, em decorrência de uma infecção bacteriana aguda com sepse. Segundo boletim médico divulgado na noite do dia 7 de agosto, ele passou por um transplante de fígado, seguido de um retransplante renal.
O apresentador convive com a recuperação delicada de dois transplantes, um de coração e outro de rim, que passou em 2023 e 2024. Nos últimos meses, fez diversas visitas ao hospital, para acompanhar os órgãos transplantados e fazer procedimentos de hemodiálise para o rim novo.
Faustão seguiu com a recuperação em casa, com acompanhamento médico contínuo. Entre dezembro de 2024 e o fim de janeiro de 2025, ele chegou a ser internado para tratar uma infecção, mas teve alta e continuou a recuperação em casa.
Transplantes múltiplos de Faustão
O transplante de fígado e o retransplante de rim são os últimos procedimentos do tipo que Faustão passou. O apresentador já convivia com a recuperação delicada de dois transplantes, um de coração e outro de rim, que passou em 2023 e 2024.
No primeiro, o de coração, Faustão foi colocado como prioridade na lista de espera pelo órgão devido à gravidado do seu caso. Após o procedimento cirúrgico, o apresentador participou de uma campanha do Ministério da Saúde para explicar e incentivar o transplante de órgãos no País.
"É uma luta de todo mundo. Não tem partido político. É a luta pela vida", afirmou em um vídeo do Setembro Verde. Alguns meses depois, Faustão foi submetido a outro transplante - dessa vez, de rim. A nova cirurgia, realizada em fevereiro de 2024, não teve relação com o primeiro procedimento. O transplante ocorreu em função de um agravamento de uma doença renal crônica.
Apesar da cirurgia ser bem sucedida, o corpo de Faustão passou a rejeitar o novo rim. O apresentador, então, passou por um tratamento intensivo para que seu corpo aceitasse o novo órgão. O processo deu resultado e o órgão foi aceito, mas ele precisou passar pelo retransplante agora, em 2025.