
Carlos Augusto Serpa da Mota, de 46 anos, é um procurado da justiça. Líder de uma grande organização criminosa, formada por estelionatários que seduzem mulheres para aplicar o famoso golpe do amor.
As vítimas são escolhidas a dedo. O suspeito promove encontros, se passa por coronel do exército e quando ganha a confiança dos alvos, coloca o plano em prática. Uma mulher perdeu R$ 150 mil.
O bando praticava extorsões em Pernambuco, mas migrou para outros estados brasileiros como São Paulo, Tocantins e Paraíba. Cerca de meio milhão de reais foi movimentado pela quadrilha. As ações se espalharam tão rapidamente, que a polícia civil pernambucana deflagrou a operação "love scam", que cumpriu quatro mandados de prisão preventiva na capital e nas cidades de Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife.
Três pessoas que recebiam transferências bancárias das vítimas foram localizadas e presas, mas o falso coronel segue foragido. Informações dão conta de que ele está fora do Brasil. Por isso, foi solicitado que o nome dele passe a integrar a lista de procurados da Interpol, a polícia internacional. O grupo criminoso do qual ele é o líder, já é investigado desde outubro do ano passado.
O falso coronel já tinha sido preso por violência contra a mulher. Ao saber que poderia ser descoberto, passou a fazer ameaças à vítima que denunciou o esquema. A polícia civil ainda contabiliza o número de vítimas em todo o país. Enquanto isso, quem foi alvo dos criminosos, só busca seguir em frente para superar o trauma.