O presidente Lula usou as redes sociais para criticar o texto aprovado pela Câmara dos Deputados do PL antifacção. Segundo Lula, o texto de Guilherme Derrite enfraquece o combate ao crime e gera insegurança jurídica.
“O projeto aprovado ontem pela Câmara alterou pontos centrais do PL Antifacção que nosso governo apresentou. Do jeito que está, enfraquece o combate ao crime e gera insegurança jurídica. Trocar o certo pelo duvidoso só favorece quem quer escapar da lei”, disse o presidente.
O projeto gerou polêmica desde a escolha da relatoria. A partir disso, Derrite foi ajustando o texto que recebia críticas tanto da esquerda quando da direita.
O PL aprovado pela Câmara foi a sexta versão feita pelo deputado. O projeto, enviado pelo governo federal, agora vai para o Senado e terá relatoria de Alessandro Vieira. A expectativa do governo é mudar o que acha necessário nesta etapa.
“É importante que prevaleça, no Senado, o diálogo e a responsabilidade na análise do projeto para que o Brasil tenha de fato instrumentos eficazes no enfrentamento às facções criminosas. O compromisso do Governo do Brasil é com uma agenda legislativa que fortaleça as ações da Polícia Federal, garanta maior integração entre as forças de segurança e amplie o trabalho de inteligência para enfrentar as facções nos territórios onde elas tentam se impor”, finalizou o presidente.