Com o fim do primeiro final de semana de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio de 2025), Camilo Santana, ministro da Educação, e Manuel Palacios, presidente do Inep, fizeram um balanço com dados preliminares do exame.
O gabarito oficial será divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) na próxima quinta-feira (13). O resultado final sai em janeiro de 2026, na “Página do Participante”.
Faça o cadastro em enem.band.com.br e baixe o gabarito extraoficial em PDF. Confira nosso guia sobre o exame. A seguir, as respostas de cada cor de prova:
Prova Amarela: confira aqui as respostas
Prova Verde: confira aqui as respostas
Prova Azul: confira aqui as respostas
Prova Branca: confira aqui as respostas
O ministro destacou que a prova foi aplicada em todo o país “sem ocorrências significativas”. Ele ainda destacou que houve um aumento de 11% no número de inscrições em relação ao ano passado --mais de 4,8 milhões de candidatos.
Ao todo, houve 27% de abstenção, repetindo os dados de 2024. Ao todo, a prova foi aplicada em 1805 municípios e houve 3240 participantes eliminados no primeiro dia de prova, por motivos que vão de ausentar-se antes do horário permitido e portar aparelhos eletrônicos.
Dados como o índice de abstenção, temáticas de prova e possíveis ocorrências nos locais de prova foram abordados. Assista no player acima.
Como foi o primeiro dia de prova do Enem 2025?
O exame deste domingo do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 surpreendeu pela abordagem social e pela ênfase em temas ligados à mulher, à cultura afro-brasileira e às desigualdades. O exame, que abordou prova de linguagem e ciências humanas, foi considerado equilibrado e de nível acessível por especialistas ouvidos pela reportagem.
A prova de linguagens apresentou mudanças perceptíveis, com menos textos, perguntas mais diretas e foco ampliado em diversidade, tecnologia e análise crítica da língua. Em alguns casos, um único texto serviu de base para cinco questões, algo incomum nas edições anteriores.
Entre as referências culturais, o exame citou nomes como Paulinho da Viola, Rita Lee e Fernanda Montenegro, reforçando a presença da arte e da representatividade feminina.
O tema da redação "Os Desafios do Envelhecimento na Sociedade Brasileira" reforçou o caráter social da prova. O que pode e o que não pode na redação do Enem 2025.
Para a professora Gabrielle Cavalin, o assunto pode ser considerado surpreendente, por fugir de expectativas pré-estabelecidas sobre o que poderia ser discutido na prova. Ao mesmo tempo, é condizente com uma tradição do Enem de olhar para minorias.
Professores de redação elaboraram um modelo que atingiria a nota máxima no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025. O texto serve como referência para candidatos que buscam entender o que caracteriza uma redação nota 1.000.
Para o especialista em educação Raul Celestino de Toledo, as questões foram bem distribuídas entre as áreas de ciências Humanas, linguagens, códigos e suas tecnologias.
Quando será o segundo dia de prova do Enem?
O segundo dia de aplicação do Enem acontece em 16 de novembro, com as provas de matemática e ciências da natureza, ambas com 45 questões. O Enem 2025 terá datas especiais de aplicação no Pará por causa da COP 30. Nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, as provas serão realizadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Saiba como tirar o comprovante de participação no Enem.
ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)
1ª Prova 9 de novembro de 2025
2ª Prova 16 de novembro de 2025
OBS.: Com 30ª COP 30, nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o Enem 2025 será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Divulgação da 1ª chamada 23 de janeiro de 2026