
O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quarta-feira (23) o EnaMED, o Exame Nacional de Avaliação de Formação Médica. O exame é uma iniciativa do MEC para analisar a formação dos médicos no Brasil e os cursos de medicina do país.
A avaliação será realizada anualmente, com início em 2025 e deve unificar as matrizes de referência e instrumentos de avaliação como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade e os de prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência, o Enare.
Como funcionará o EnaMED?
O programa, segundo o MEC, atende estudantes de medicina já inscritos no Enade, que podem utilizar a nota da prova no Enare. A prova também atende aos médicos interessados em participar do processo de residência de acesso direto pelo Enare.
Para participar do EnaMED, as inscrições são abertas em julho. O exame é obrigatório para estudantes concluintes dos cursos de graduação em Medicina. A aplicação da prova deve ocorrer em outubro e a divulgação dos resultados em dezembro.
Para usar o resultado do EnaMED para residências médicas, é preciso se inscrever no Enare e pagar uma taxa de inscrição. Os estudantes que farão o Enade e não pretendem utilizar os resultados da prova para residência são isentos de taxa.