
O Elevador da Glória, bondinho que é um dos principais pontos turísticos de Lisboa, em Portugal, descarrilou e tombou nesta quarta-feira (3), deixando pelo menos 15 mortos e outros 18 feridos.
Socorristas do corpo de bombeiras de Lisboa e da Polícia de Segurança Pública estão no local. Segundo a CNN, pelo menos 5 feridos estão em estado grave. Outros 13, incluindo uma criança, tiveram ferimentos leves.
A causa do acidente, que aconteceu às 18h05 do horário local - 14h05 em Brasília - foi um cabo que se rompeu, segundo a emissora portuguesa SIC. A emissora estatal RTP afirma, por sua vez, que as autoridades suspeitam de falha nos freios.
O Elevador da Glória tem capacidade para transportar até 42 pessoas e é um dos ícones de Lisboa. O ascensor liga a Praça dos Restauradores, na Baixa de Lisboa, à cidade alta e é muito frequentado pelos turistas que visitam a capital portuguesa.
O presidente Marcelo Rebelo de Sousa informou que "lamenta profundamente o acidente ocorrido nesta tarde com o elevador da Glória, em Lisboa, em particular as vítimas fatais e os feridos graves, bem como os vários levemente feridos", e apresentou "o seu pesar e solidariedade às famílias afetadas por esta tragédia".
Não há por ora nenhuma vítima brasileira, informou o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva.