
Dois tremores de terra foram sentidos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, entre a noite de terça-feira (16) e madrugada desta quarta-feira (17). Os abalos foram registrados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
Há relatos de que moradores sentiram os abalos em Contagem, Betim, Esmeraldas, Ribeirão das Neves e Ibirité por volta de 22h. Não há informações sobre danos estruturais.
A RSBR pontua que o primeiro abalo, o mais forte e de magnitude 2.9, ocorreu às 22h12 de terça-feira (16) e teve o epicentro perto do município de Contagem, na Grande BH.
O segundo abalo teve magnitude 2.5 e foi sentido às 2h25 de quarta-feira (17), também na região de Contagem.
Segundo os especialistas da RSBR, essa atividade sísmica na região é, relativamente, comum e ocorre devido às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre.
A Rede Sismográfica Brasileira é responsável pelo monitoramento da sismicidade em todo o território nacional, coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI), com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).