Clube 1 - 96.7FM | Ribeirão Preto/SP
Conteúdo nacional e internacional Rede BandNews
Defesa de Zambelli irá recorrer contra prisão e diz que ela está sendo vítima de desinformação
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A defesa da deputada federal Carla Zambelli se disse "inconformada" com a decisão da Justiça italiana de mantê-la presa preventivamente sob risco de fuga. Segundo os advogados, a parlamentar está sendo alvo de "pressão indevida exercida pelo governo brasileiro, pautada em desinformações e narrativas distorcidas".

"A Defesa da Deputada Federal Carla Zambelli manifesta sua inconformidade diante da decisão da Corte d’Appello di Roma, que manteve a prisão preventiva da Parlamentar brasileira. A ordem emitida pela Corte baseia-se em pressupostos equivocados e dissociados da realidade. O Tribunal afirma que, caso libertada, poderia evadir-se, amparada por apoio não identificado de pessoas desconhecidas. Ademais, a decisão concluiu, sem qualquer respaldo técnico adequado, que as condições de saúde da Parlamentar seriam ‘perfeitamente compatíveis’ com o regime carcerário. Ignorando o real estado clínico de Zambelli. Registre-se, ainda, que tais fundamentos frágeis vêm sendo construídos sob o pano de fundo de uma pressão indevida exercida pelo Governo brasileiro, pautada em desinformações e narrativas distorcidas que buscam influenciar indevidamente a jurisdição italiana", dizem Fábio Pagnozzi e Pieremilio Sammarco em nota enviada imprensa.

Segundo os advogados, as justificativas da Justiça italiana afrontam ao princípio da presunção de inocência e às garantias processuais asseguradas tanto pela Constituição Italiana quanto pelos tratados internacionais de direitos humanos.

A defesa disse que irá recorrer da decisão já que os juízes que decidiram manter Zambelli presa foram designados apenas para o recesso de agosto e não "reflete o posicionamento ordinário e definitivo da Corte de Apelação".

Por fim, disseram que a deputada possui residência fixa no país, recebe cuidados médicos contínuo, confrontando a justificativa de possibilidade de fuga dela do país. Sugeriram que a justiça poderia pedir que ela ficasse sob monitoramento eletrônico. "A defesa, tanto no Brasil quanto na Itália, não se curvará diante dessas injustiças e continuará atuando com firmeza para a restauração dos direitos fundamentais de Carla Zambelli", completa o comunicado.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
BandNews no Meio do Dia com Programação Clube 1
Carregando... - Carregando...