O candidato à reeleição para presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu a saída temporária de detentos, um benefício conhecido como "saidinha" concedido a pessoas que estão no regime semiaberto.
A resposta, concedida durante o debate do Grupo Bandeirantes, neste domingo (18), ainda veio acompanhada de uma provocação ao opositor, que já declarou ter a intenção de dar indulto ao pai, Jair Messias Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão por golpe de Estado.
"Esse cidadão que estava falando esse dia que se ele um dia for presidente, ele vai dar indulto para o pai. Ele não pode dar indulto para uma pessoa só, ele vai ter que liberar todo mundo, inclusive o Vocaro. Inclusive, o Vocaro vai ter que liberar. Não é porque um cidadão saiu e cometeu um erro que você vai punir milhares de pessoas que conquistaram o direito de sair diante da justiça brasileira", declarou Lula.
"Se a pessoa tiver tido um comportamento decente, se a pessoa estiver se recuperando, é injusto que a pessoa não saia para ver a sua família. Afinal de contas, o sistema prisional é feito na perspectiva de recuperar as pessoas. E, portanto, eu acho que as pessoas precisam ser recuperadas mesmo. É esse o trabalho que a gente tem que fazer. Agora, aquele que cometeu crime hediondo, isso não sai", acrescentou o candidato do PT.
Chegada dos candidatos à sede da Band
O senador e candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) e o candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegaram à sede do Grupo Bandeirantes de Comunicação, na Zona Sul de São Paulo, entre as 19h15 e as 19h45 deste domingo (18).
O primeiro a chegar foi Flávio Bolsonaro, que falou sobre a expectativa do debate na Band. "É a melhor possível. Agora é a oportunidade de trazer a verdade para a população brasileira. O Brasil escolheu a mudança no primeiro turno e vai escolher no segundo turno também, disse.
Minutos depois, foi a vez de Lula, candidato à reeleição, chegar a sede da emissora. "A expectativa é que seja um debate em que a sociedade brasileira tem esclarecimento do que cada candidato propõe para o Brasil. Eu espero que os candidatos, que o debate seja uma aula de civilidade para que a sociedade aprenda, inclusive, a gostar e a respeitar a política", disse.
Regras do debate
O programa é dividido em três blocos compostos por perguntas dos apresentadores e enfrentamento direto entre os postulantes:
- Primeiro bloco: Os âncoras abrem o debate fazendo uma pergunta para cada candidato. Em seguida, é iniciado o confronto direto, no qual Lula e Flávio Bolsonaro ficam livres no estúdio para debaterem por 30 minutos.
- Segundo bloco: Começa com uma pergunta elaborada pelos âncoras para cada participante. Na sequência, abre-se a dinâmica em que um candidato pergunta diretamente para o outro.
- Terceiro bloco: Mantém a mesma regra do bloco anterior, com perguntas dos apresentadores e confronto direto entre os candidatos, além de reservar o espaço final para as considerações finais de cada um.
Onde assistir ao debate ao vivo e de graça na internet
Para assistir ao vivo, você tem as seguintes opções:
- Acessar o site Band.com.br pelo navegador do celular;
- Assistir ao vivo pelo canal Band Jornalismo no YouTube;
- Ou utilizar o aplicativo Bandplay (Android e iOS).