A comediante Fernanda Arantes foi atingida por uma cadeirada durante uma apresentação de stand up no Floripa Comedy Club, em Florianópolis, na noite de sexta-feira (10), depois que uma espectadora interrompeu o show, passou a xingá-la e arremessou uma cadeira em direção ao palco.
Imagens registradas por pessoas na plateia e divulgadas pela artista nas redes sociais e em seu canal no YouTube mostram o momento em que a mulher deixa a mesa, se aproxima do palco e lança a cadeira. Fernanda se afasta e, com as mãos, consegue bloquear o impacto do objeto.
Após o ataque, a comediante pede que a equipe chame a polícia, enquanto o público reage à confusão. Em seguida, ela retoma a apresentação e conclui o espetáculo.
Momento de tensão e preocupação com crianças
Em entrevista ao programa Encontro, da TV Globo, Fernanda relatou que havia menores de idade na plateia no momento da agressão.
"Meu show tem entrada livre a partir dos 12 anos. Então, tinham crianças lá. Na minha frente tinha três meninas de 12 anos. Ela começou a atacar as coisas e eu comecei a ficar desesperada porque pensei que poderia machucar uma delas. Por isso que comecei a falar: chama a polícia, chama a polícia. Quando ela ouviu isso, ela fugiu", contou a comediante.
Fernanda afirmou ainda que a espectadora acompanhou praticamente toda a apresentação antes de iniciar a confusão. "É importante falar que isso ocorreu no minuto 62. Ela assistiu ao show praticamente todo e só depois ela fez isso. Ela sabia o que estava acontecendo, então de fato não deu para entender", disse.
Artista tenta levar episódio com humor
Ao voltar ao palco após a interrupção, Fernanda transformou o episódio em piada e disse que poderia ser chamada de "Fernanda Marçal", em referência ao episódio da cadeira em debate eleitoral de 2024 envolvendo o apresentador José Luiz Datena e o candidato Pablo Marçal.
Segundo a comediante, o humor é a forma que ela costuma usar para enfrentar situações difíceis, mas, mesmo assim, o episódio a deixou abalada. "Fernanda conta que levou na piada, como costuma encarar os momentos difíceis, mas que ficou muito assustada e sem entender o comportamento da agressora", relatou.
Ela afirmou que ainda não decidiu que medidas tomará. "Não estou conseguindo assimilar, dizer o que eu quero judicialmente. Mas do fundo do meu coração, espero que não aconteça de novo. Você está ali, trabalhando, exercendo sua profissão e ser agredida. E principalmente vindo de uma mulher. Já é tão difícil o mundo pra gente ser mulher e ao invés de se ajudar, a gente ainda passa por isso", desabafou.
Casa de comédia aciona polícia e afasta cliente
Em nota, o Floripa Comedy Club repudiou o episódio e informou que prestou assistência imediata à artista. O estabelecimento afirmou que acionou a Polícia Militar e retirou a cliente do local.
"Desde os primeiros segundos da ocorrência, todos os envolvidos atuaram com o único objetivo de preservar a integridade da artista, interromper a agressão e restabelecer a normalidade do ambiente", comunicou a casa.
O caso repercutiu nas redes sociais e reacendeu o debate sobre a segurança de artistas e profissionais que atuam em apresentações ao vivo, especialmente em shows de comédia, em que o contato com o público é constante.
Com informações do Estadão Conteúdo.