Clube 1 - 96.7FM | Ribeirão Preto/SP
Conteúdo nacional e internacional Rede BandNews
Casos de picada de escorpião ultrapassam 152 mil no Brasil

Com as temperaturas mais altas em boa parte do país, a aparição de escorpiões se torna mais comum. O animal, que possui veneno com potencial letal, aparece de forma traiçoeira e pode causar sérias complicações de saúde. Um dos principais fatores que atraem esses animais perigosos é o acúmulo de lixo.

A empreendedora Bruna Damasceno vivenciou essa situação ao limpar sua casa. Ao pegar um dos panos para colocar no tanque, ela viu o escorpião em sua mão. "Sacudi, joguei longe e matei com chinelo. Fiquei em dúvida se havia sido picada ou não, já que não senti nada", relata. Pouco tempo depois, Bruna sentiu formigamento no local da picada e precisou buscar atendimento médico.

Dados Preocupantes e Soro Antiescorpiônico

O número de casos de picadas de escorpião no Brasil é alarmante. De acordo com dados do Ministério da Saúde, até outubro, foram registrados mais de 152,5 mil casos em todo o país. O volume é pouco inferior ao total registrado no ano passado, que somou 201,3 mil.

Só no estado de São Paulo, já são mais de 34 mil casos com o registro de duas mortes. Há uma preocupação de que esses números aumentem, visto que os escorpiões ficam mais ativos no verão por causa das temperaturas elevadas e das chuvas.

O Coordenador de Produção de Soros, Thiago Mathias Chiariello, do Instituto Butantan, em São Paulo, explica que o veneno do escorpião age no corpo da pessoa picada. O Instituto Butantan é responsável pela produção dos soros contra a picada de escorpião, que são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para hospitais e unidades de saúde administrados pela rede pública.

Em caso de picada de escorpião, a orientação principal é procurar atendimento médico imediatamente, sem esperar para ver o que pode acontecer.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
BandNews no Meio do Dia com Programação Clube 1
Carregando... - Carregando...