
O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (24) que irá realizar o fechamento do caixão do Papa Francisco para o funeral previsto para o sábado (26). O velório do pontífice segue e milhares de fiéis passam pela Basílica de São Pedro para prestar as últimas homenagens.
Francisco está em um caixão com uma estrutura de madeira com zinco, refletindo o desejo do religioso de ter um velório humilde. A cerimônia de fechamento do caixão será presidida pelo cardeal Kevin Farrell, carmelengo da Igreja Católica.
O fechamento irá cumprir os passos do protocolo litúrgico Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, ou 'Rito do Sepultamento dos Romanos Pontífices'. O protocolo, assinado por Francisco em 2024, tem novidades para a cerimônia.
Dentre eles, os caixões de cipreste, chumbo e carvalho foram eliminados, disposição do corpo do Papa imediatamente no caixão e exposição do corpo à veneração dos fiéis já dentro do caixão aberto, ao invés de um esquife. A ideia de Francisco era simplificar e adaptar ritos para que a celebração expressasse melhor a fé da Igreja no Cristo Ressuscitado.
O fechamento do caixão ocorre às 20h no Vaticano, ou 15h aqui no Brasil. Após o velório, o caixão é fechado e selado e o funeral, preparado. Na cerimônia litúrgica, deve ocorrer rezas em latim, uma bolsa de moedas será colocada ao lado do corpo do pontífice e água benta jogada no caixão.
Na manhã de sábado (26), o corpo do pontífice deve ser levado para a Basílica de Santa Maggiore, onde ele deve ser sepultado.