
Ethel Caterham, considerada a pessoa mais velha do mundo, completa 116 anos nesta quinta-feira (21). Ela é a mais idosa do planeta desde a morte da freira brasileira Inah Cambarro Lucas, que morreu em abril aos 116 anos.
Nascida em 1909, Ethel nasceu três anos antes do desastre do Titanic, que ocorreu em 1912 e oito anos antes da Revolução Russa, que ocorreu em 1917. A britânica também cresceu em meio às duas guerras mundiais.
Para se ter uma ideia da longevidade de Ethel, ela é a última súdita viva do Rei Edward 7º, tataravô do atual rei, Charles III. O monarca inclusive enviou um cartão para celebrar o 115º aniversário dela, em 2024.
Em comunicado divulgado pela casa de repouso onde ela mora, o local diz que ela irá passar a data ao lado da família. "Ethel e sua família estão muito gratas por todas as mensagens carinhosas e pelo interesse demonstrado enquanto ela comemora seu 116º aniversário este ano. Ethel passará o dia tranquilamente com a família, para que possa aproveitá-lo no seu próprio ritmo. Agradecemos novamente pelos votos gentis neste dia especial", diz o comunicado.
A pessoa mais velha que já viveu e teve a idade confirmada foi a francesa Jeanne Calment, que morreu aos 122 anos em 1997.