Clube 1 - 96.7FM | Ribeirão Preto/SP
Conteúdo nacional e internacional Rede BandNews
Artesão cria equipamentos de academia em madeira para solucionar ferrugem da maresia
Reprodução/Instagram/@paulomelor

Já imaginou treinar numa academia de musculação com todos os equipamentos de madeira? Parece impensável, mas não para os clientes de um hotel e um resort no litoral do Piauí. Isso porque esses estabelecimentos contrataram o serviço de um artesão para fabricar halteres, barras, bancos, tudo feito a partir do pau do pequi, para substituir os utensílios tradicionais que sofriam com ferrugem causada pela maresia.

O autor das peças é Domingos Vieira, proprietário de uma oficina na cidade de Esperantina, no interior do Piauí. Em entrevista ao Band.com.br, disse que teve que preparar um projeto e ainda inventar um maquinário adaptado com peças de carro para fazer as peças, pois o que tinha não serviria para o preparo da madeira.

A história foi revelada pelo radialista Paulo Melo, quem entrevistou o empreendedor e publicou o vídeo dos equipamentos nas redes sociais. Veja no vídeo abaixo!

Quem primeiro solicitou o serviço foi o dono de um hotel localizado numa vila rústica chamada Barra Grande, localizada no município Cajueiro da Praia, Piauí. O cliente desafiou o artesão a construir a academia, depois de mostrar fotos de outra que também usava peças de madeira. Domingos aceitou o desafio e fabricou os equipamentos, porém com qualidade melhor, pois tinham melhor acabamento.

“O mais difícil foi desenvolver a máquina porque os tornos tradicionais são pequenos e frágeis. Aí tive que criar uma máquina para desenvolver as peças [com câmbio de Chevete]. Tudo foi um desafio. Primeiro, ele queria uma peça de madeira, mas bem trabalhada, lixada, torneada. Todas as peças são bem pesadas, com os mesmos pesos tradicionais”, explicou Domingos.

Madeira reaproveitada

Sobre a madeira, Domingos informou que são restos de árvores mortas e secas, há muito tempo, afastando a ideia de desmatamento. Ele ainda explicou que, mesmo que quisesse cortar a planta viva, o pau verde afetaria a qualidade das peças da academia.

Hoje, uma das maiores críticas é a questão do desmatamento. E a madeira verde não presta. Mesmo que quisesse, não daria certo (artesão Domingos Vieira)

Com 45 anos, Domingos revelou que trabalha como artesão de móveis rústicos há 10 anos e que, antes disso, era metalúrgico. Deixou a profissão anterior para explorar o talento de infância, quando fazia os próprios brinquedos com madeira. 

Domingos demorou cerca de dois meses para fazer a primeira entrega, a do hotel. O sucesso foi tanto, que a equipe de um resort instalado em Luís Correia, cidade vizinha a Cajueiro da Praia, também o contratou para projetar uma academia de madeira. O artesão ainda contou que já recebeu pedido para uma pousada, caso a construção dela saia do papel.

Lista dos equipamentos

O entrevistado disse ao Band.com.br que construiu 36 peças para uma das academias, entre halteres, anilhas, bancos e suportes. Veja a lista abaixo!

  • 10 pares de halteres: 4 kg, 6 kg, 8 kg, 10 kg, 12 kg, 14 kg, 16 kg, 18 kg, 20 kg, 22 kg;
  • 7 barras de 1,2 m: 10 kg, 15 kg, 20 kg, 25 kg, 30 kg, 35 kg e 40 kg;
  • 4 anilhas de 2,5 kg;
  • 4 anilhas de 5 kg;
  • 4 anilhas de 10 kg;
  • 2 anilhas de 20 kg;
  • 2 bancos com regulagem de inclinação;
  • 1 suporte para botar barra;
  • 1 suporte para guardar os halteres;
  • 1 suporte para guardar as barras.
Fonte: Band.
Carregando os comentários...
BandNews no Meio do Dia com Programação Clube 1
Carregando... - Carregando...