
Após uma denúncia do site da Band, o Hospital São Paulo (HSP), administrado pela Unifesp, iniciou uma operação de dedetização emergencial. Funcionários da instituição relataram uma intensa movimentação de equipes nos corredores. No entanto, a infestação de ratos e outras pragas continua a ser um problema.
As denúncias mais recentes apontam que o foco principal dos ratos está no refeitório dos funcionários. Um denunciante explicou que o aumento da população de ratazanas ocorreu após a administração do hospital retirar os gatos que controlavam naturalmente as pragas na área externa há alguns meses.
“A dedetização veio aqui ontem, mas essa questão dos ratos não melhora. Eles vivem por aqui há muitos anos. Antes até tinham gatos, mas a direção tirou e os ratos tomaram conta”, relatou uma funcionária.
Denúncia inicial
A crise veio à tona na quinta-feira (9), quando funcionários denunciaram ao Band.com.br uma infestação generalizada de ratos, baratas, formigas e escorpiões em diversas unidades do hospital, com a presença de pragas em áreas críticas e de alto risco.
“Na Central de Material Esterilizado (CME) apareceram quatro escorpiões essa semana. Quatro escorpiões, num setor que é crítico. Fora os ratos que já fazem morada lá, já é costume. As formigas e baratas já são moradores antigos do hospital”, detalhou uma das funcionárias.
Outro profissional de saúde confirmou que os insetos estão presentes nos quartos dos pacientes, enquanto os ratos foram avistados em tubulações e salas de tomografia, indicando que a infestação compromete a higiene e segurança de diversas áreas da unidade.
O que diz o Hospital?
O Hospital São Paulo informa que todos os contratos de dedetização da unidade estão em dia. A dedetização e a desratização ocorrem de forma programada e contínua em todos os setores. A Central de Material Esterilizado (CME), por exemplo, passou por dedetização nessa semana. É importante ressaltar que essa é uma situação eventual e que todas as medidas a respeito da ocasião estão sendo tomadas conforme as normas técnicas do hospital.