A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve a suspensão da comercialização, distribuição e uso de lotes específicos de produtos da Ypê após identificar o descumprimento de requisitos sanitários durante uma inspeção realizada na fábrica da empresa, em Amparo (SP). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (15), por meio da Resolução-RE nº 2.397/2026.
A medida atinge lotes de detergentes, desinfetantes e lava-roupas fabricados pela Química Amparo Ltda., responsável pela marca Ypê.
Segundo a Anvisa, a irregularidade foi identificada durante uma inspeção sanitária realizada entre os dias 27 e 30 de abril deste ano. A agência informou que houve descumprimento de exigências previstas na RDC nº 47/2013, norma que estabelece boas práticas de fabricação para produtos saneantes.
Ao mesmo tempo, a Anvisa revogou uma suspensão mais ampla que havia sido determinada em maio. Após analisar documentos e laudos apresentados pela empresa, a agência concluiu que os produtos fabricados em períodos mais recentes apresentaram resultados satisfatórios, restringindo a medida apenas aos lotes mais antigos.
Quais produtos seguem suspensos?
A suspensão vale apenas para os lotes terminados em "1" e fabricados antes das datas determinadas pela Anvisa.
Fabricados antes de 1º de março de 2026:
- Desinfetante Bak Ypê;
- Desinfetante Pinho Ypê;
- Lava-Louças com Enzimas Ativas Ypê;
- Lava-Louças Ypê;
- Lava-Louças Ypê Toque Suave;
- Lava-Louças Concentrado Ypê Green;
- Lava-Louças Ypê Clear;
- Lava-Louças Ypê Green.
Fabricados antes de 1º de abril de 2026:
- Lava-Roupas Líquido Tixan Ypê Combate Mau Odor;
- Lava-Roupas Líquido Tixan Ypê Cuida das Roupas;
- Lava-Roupas Líquido Tixan Ypê Antibac;
- Lava-Roupas Líquido Tixan Ypê Coco e Baunilha;
- Lava-Roupas Líquido Tixan Ypê Green;
- Lava-Roupas Líquido Ypê Express;
- Lava-Roupas Líquido Ypê Power Act;
- Lava-Roupas Líquido Ypê Premium;
- Lava-Roupas Tixan Maciez;
- Lava-Roupas Tixan Primavera;
- Lava-Roupas Tixan Power Act;
- Lava-Roupas Líquido Tixan Ypê.
O que diz a Ypê?
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, a Ypê informou que a Anvisa autorizou a comercialização e o uso de todos os lava-louças líquidos e desinfetantes fabricados em março de 2026 pertencentes aos lotes de final "1". Os produtos fabricados a partir de abril já haviam sido liberados anteriormente.
A empresa também informou que apresentou à agência os resultados dos laudos de análise dos lotes de final "1" produzidos em janeiro e fevereiro de 2026 para os mesmos produtos. Segundo a fabricante, os itens seguem aguardando avaliação da Anvisa e permanecem impedidos de ser utilizados ou comercializados até uma autorização formal da agência.
Veja a nota na íntegra
"Importante reforçar que, mesmo com a apresentação dos laudos de janeiro e fevereiro, os consumidores e clientes ainda precisam aguardar a autorização formal da Anvisa para retomar o uso e a comercialização desses itens. Até lá, devem mantê-los segregados em local seguro", informou a empresa.
No caso dos lava-roupas líquidos, a suspensão continua valendo para os lotes terminados em "1" fabricados até 31 de março de 2026. A Ypê informou que ampliou, em alinhamento com a Anvisa, o programa de troca e reembolso desses produtos.
"Quanto ao lava-roupas líquido, caso o consumidor ainda possua produtos fabricados até 31 de março de 2026 e de lotes identificados pelo final 1, entre em contato com o nosso SAC, pois continuaremos efetuando a troca ou o reembolso do produto", afirmou a fabricante.
Segundo a empresa, as unidades de lava-roupas líquidos produzidas a partir de abril de 2026 estão liberadas para venda e utilização.