
O agricultor José Augusto Alves, de 56 anos, colheu na última semana uma batata-doce gigante de 35,4 kg em Santa Juliana, no Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Segundo o produtor, ele não adicionou nenhum adubo na plantação, e o crescimento da batata foi natural.
José Augusto acredita que o tubérculo surgiu a partir dos brotos que ele mesmo plantou. Segundo o produtor, o cultivo da batata-doce teve percalços, como os animais que retiravam e pegavam um pouco aqui ou ali da batata-doce.
Além da “luta” com os bichos, quando foi colher o batatão, José Augusto Alves primeiro achou que se tratava de uma pedra, depois cogitou também que fosse uma cobra, mas ao se aproximar viu que na verdade era uma batata-doce. Com um amigo, eles arrancaram o tubérculo do chão e depois pesaram o alimento.
“Ao levarmos na balança, pesou 27,3 kg e, no dia seguinte, voltamos ao local e achamos mais um pedaço que tinha ficado preso, finalizando em 35,4 kg”, disse José Augusto ao portal Paranaíba Mais.
Segundo o site Rank Brasil, a maior batata-doce do país tinha 25,04 kg e foi colhida em uma chácara em Saudades (SC), em 2011. Com os 35,4 kg da batata-doce de José, a expectativa é de recorde quebrado.